Membros da reitoria em reunião com integrantes da gestão do campus

O reitor, pró-reitores e outros membros da reitoria do IFMG estiveram no Campus Formiga na manhã do dia 16, uma ação do projeto Reitoria Itinerante, que agora está sendo retomada com a volta das atividades presenciais nos campi. O Campus Formiga foi o primeiro campus a receber o projeto nesta retomada.

Além de visitarem as instalações físicas do Campus e do Polo de Inovação IFMG e constatarem as melhorias que foram feitas durante este período, a comitiva realizou uma reunião com os membros da gestão do Campus e do Polo. Na pauta estiveram assuntos como o retorno presencial das aulas e atividades docentes e administrativas no Campus e no IFMG que, conforme ressaltou o pró-reitor de Ensino, Carlos Henrique Bento, a expectativa é de que haja a retomada 100% presencial em todos os campi; também foi falado sobre o panorama dos casos de covid-19 na cidade de Formiga.

Ainda foram abordados, pela pró-reitora de Gestão de Pessoas Olímpia de Sousa, os testes que serão feitos na reitoria e em Sabará envolvendo o teletrabalho dos servidores. Na parte da Pesquisa e Inovação, Fernando Gomes mencionou a importância do Liceu (Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário), além de destacar o cenário da pós-graduação na instituição como um todo. Já são 1.500 alunos matriculados e o objetivo é reforçar ainda mais os programas lato sensu e após, buscar ampliar os programas strictu sensu.

Uma novidade trazida pelo pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes, foi a criação e a oferta de cursos pelo aplicativo “+IFMG”. Essa tecnologia vai possibilitar que mais pessoas se beneficiem dos cursos que já ofertados pela plataforma. Outro destaque da fala do pró-reitor foi o crescimento da Rádio IFMG, da qual ele mencionou a diversidade da programação e convidou a todos para acompanharem as atividades.

O cenário de recursos financeiros da instituição em 2022 foi apresentado pelo pró-reitor de Administração e Planejamento, Leandro Conceição, que falou ainda sobre a elaboração dos projetos para reforma do Bloco A.

Paulo Lourenço, diretor da Assistência Estudantil, explanou sobre a retomada das ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a contratação de profissional de apoio especializado em todos os campi. Já Wilson Costa, Diretor de Desenvolvimento Institucional, destacou a importância do desenvolvimento do PDI (2019-2023) e da criação dos estúdios EAD nos campi da instituição.

Por fim, Washington Santos, diretor-geral do Campus Formiga, agradeceu a presença da Reitoria Itinerante e destacou o quanto é importante esta aproximação para o bom andamento das atividades da gestão. Iniciando um agradecimento, que foi complementado pelo reitor, Kléber Gonçalves Glória, à comunidade acadêmica, o diretor destacou que durante a pandemia, o Campus Formiga teve 330 alunos concluintes entre cursos técnicos e superiores, um número relevante considerando todas as dificuldades enfrentadas com o ensino remoto. Kléber agradeceu a comunidade acadêmica pelos esforços em manter as atividades acadêmicas e administrativas sem perder a qualidade do trabalho mesmo em condições adversas.

Sobre a Reitoria Itinerante

O projeto Reitoria Itinerante é uma oportunidade para que a reitoria se aproxime dos campi. É um momento de reuniões com as lideranças e com os servidores, para alinhar discussões, ouvir as dúvidas e opiniões locais. A comitiva visitará ainda os outros campi da região Centro-Oeste.

Reunião dos representantes da reitoria e gestão do campus e Polo de Inovação

O diretor-geral, Washington Santos, o reitor, Kléber Gonçalves, e o pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes