Criada a partir da Portaria nº 601, de agosto de 2021, a Política de Internacionalização do IFMG surgiu devido à necessidade de criar um documento formal que pudesse orientar o planejamento unificado dos gestores em relação às questões de internacionalização.
A partir do início dos trabalhos da comissão, foram delineados os objetivos, as metas, os instrumentos, as modalidades de cooperação e a operacionalização da Política de Internacionalização. Segundo o coordenador da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), Gabriel Carvalho, “a internacionalização constitui-se como uma área estratégica para promoção de oportunidades de construção e aprimoramento de conhecimentos, tecnologias e inovações produzidos no âmbito da Instituição, bem como o desenvolvimento de suas capacidades internas”.
Além disso, ele ressalta que o processo de internacionalização deve ocorrer de forma ativa, participativa e plural, com o comprometimento da Administração (Reitoria e campi), docentes, técnicos administrativos e estudantes. Essa força integradora dos vários seguimentos da comunidade acadêmica é que vai gerar resultados a curto, médio e longo prazos sobre as atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão do IFMG.
Após a finalização dos trabalhos, a minuta do documento foi disponibilizada para consulta pública até o dia 20 deste mês. Em seguida, após receber as contribuições, a comissão se reunirá para fazer a análise e a posterior publicação.