Proposta de polo de inovação tecnológica do IFMG é aprovada

O IFMG foi um dos cinco Institutos aprovados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para a implantação de um polo de inovação tecnológica. O projeto, que será desenvolvido no Câmpus Formiga, versa sobre a criação de um polo de inovação em Sistemas Automotivos Inteligentes, na qual a empresa já prospectada deverá ser o Grupo Fiat-Chrysler Automobiles, parceiro da instituição.

A chamada pública feita pela Embrapii foi divulgada no segundo semestre de 2014. Diversos profissionais do câmpus e da Reitoria do IFMG trabalharam na construção do plano de ação para a execução de projetos de inovação. Ao todo, 25 propostas de todo o país foram encaminhadas e, após análises técnicas criteriosas, o IFMG conquistou uma das cinco vagas para as unidades de pesquisa.

Segundo o reitor do IFMG, prof. Caio Mário Bueno Silva, “a conquista de um polo de inovação para o Instituto vem explicitar que a nossa política de inovação, cristalizada nas centenas de projetos de pesquisa e instalação de modernos laboratórios, vai nos levar a um lugar de destaque na condução da inovação tecnológica no estado de Minas Gerais”.

O diretor-geral do câmpus, prof. Robson de Castro Ferreira, destacou, entre outros pontos, a seriedade da proposta que foi encaminhada, elaborada sob critérios técnicos consistentes, resultando nessa conquista. “Eu gostaria de destacar a precocidade com que nós conseguimos atingir este patamar. São apenas cinco propostas aprovadas, lembrando que isso é fruto de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido”.

Os investimentos com a implantação do polo devem passar dos R$ 9 milhões de reais. Cerca de um terço virá da Embrapii, outro terço do Instituto e o restante das empresas parceiras.

Demais propostas aprovadas:

O Conselho de Administração da Embrapii aprovou também as propostas dos Institutos Federais Fluminense, Bahia, Ceará e Espírito Santo. As cinco unidades de pesquisa se juntarão a outras 13 já conveniadas, com o objetivo de atender demandas específicas da indústria, desenvolvendo projetos inovadores.

Os centros de pesquisa têm um plano de ação para os próximos três anos e atuam nas áreas de sistemas automotivos inteligentes (Instituto Federal de Minas Gerais), sistemas embarcados e mobilidade digital (Instituto Federal do Ceará), metalurgia (Instituto Federal do Espírito Santo), equipamentos médicos (Instituto Federal da Bahia) e monitoramento e instrumentação para o ambiente (Instituto Federal Fluminense).