O processo seletivo de 2022 do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão Júnior (PIBEX-Jr), no âmbito do Programa Institucional de Esporte e Lazer (PIEL) do IFMG recebe inscrições de projetos até 30 de janeiro de 2022.

As propostas devem ser submetidas por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), no módulo extensão>projetos>submeter projetos, disponível em: https://suap.ifmg.edu.br/. No edital estão dispostas a documentação e instruções necessárias para a submissão.

O Programa Institucional de Esporte e Lazer reúne as ações institucionais voltadas às práticas esportivas, experiências culturais, atividades físicas e vivências de lazer voltadas para crianças, jovens e adultos pertencentes a comunidade interna e externa do IFMG.

A equipe do projeto deverá ser composta por:

• um (1) orientador/coordenador, servidor do IFMG Campus Formiga, responsável pelo projeto;
  • até 4 (quatro) membros internos, servidores de quaisquer campi do IFMG, se houver;
  • de 1 (um) aluno bolsista PIBEX ou de até dois (2) alunos PIBEX-Jr, discentes matriculados  no IFMG Campus Formiga;
  • de alunos voluntários, se houver, que deverão ser selecionados entre alunos dos cursos do ensino superior e/ou do ensino médio/cursos técnicos de quaisquer campi do IFMG;
  • de colaboradores externos (Voluntário IFMG), se houver.

O valor total de financiamento de bolsas de extensão (PIBEX, PIBEX-Jr.) do Edital está condicionado à aprovação da diretriz orçamentária da extensão do IFMG Campus Formiga do ano de 2022, o qual será disponibilizado após a definição dessa diretriz. As bolsas de fomento interno serão distribuídas respeitando a classificação geral dos projetos CLASSIFICADOS, independente da modalidade de bolsa solicitada.

Acesse o edital e fique por dentro do que é necessário para inscrever seu projeto.

Projeto em andamento

O IFMG – Campus Formiga possui hoje, dentro do Programa de Extensão, o projeto Abrindo o jogo, que  insere-se no contexto de divulgação científica buscando pensar o futebol enquanto objeto potencial para esse tipo de discussão. Nesse sentido, e entendendo a importância e necessidade da criação de diálogos entre as produções científicas e a sociedade como um todo, o objetivo da proposta é estabelecer um canal de divulgação científica sobre futebol com intuito de propiciar à comunidade o contato com discussões que, por vezes, se restringem ao âmbito acadêmico. Assim, o projeto representa, de um lado, uma aproximação do pensamento científico com a sociedade, e por outro, uma formação crítica dos espectadores para o futebol.

Entre as etapas do projeto estão a construção de um banco de dados com estudos sobre o futebol e sua divulgação para a comunidade, inclusive com a estruturação e administração de canais de comunicação nas redes sociais, bem como a produção de minicursos sobre temas específicos. Por isso já existe um canal no Instagram sobre o projeto e durante a X JECT também houve uma palestra sobre o tema.

O projeto é coordenado pelo professor Carlos Augusto Magalhães Junior juntamente com alunos bolsistas.