Foi publicado no dia 23 de novembro, o edital do processo seletivo que regulamenta a concessão de bolsas de pesquisa de iniciação científica e de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação integrado à pós-graduação no âmbito do IFMG Campus Formiga. As submissões dos projetos poderão ser feitas até 30 de janeiro de 2022.

A inscrição deverá ser realizada pelo orientador/coordenador, impreterivelmente, exclusivamente, via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) no endereço https://suap.ifmg.edu.br./ por meio do preenchimento e envio dos formulários disponíveis no SUAP, os quais poderão ser acessados através do link mencionado em Submeter Projeto de Pesquisa, constante da página inicial, ou através do menu lateral, seguindo-se o caminho Pesquisa > Projetos > Submeter Projetos. Outras orientações e documentação necessária devem ser consultadas no Edital.

São ofertadas bolsas dentro dos Programas: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr).

Entre os objetivos centrais do Programa está o de estimular pesquisadores a envolverem estudantes do IFMG Campus Formiga no processo de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, otimizando a capacidade da Instituição na formação de profissionais qualificados e assim fortalecer a produção científica e tecnológica no âmbito dos grupos de pesquisa do IFMG.

O processo seletivo terá duas etapas e utilizará os seguintes instrumentos de avaliação:

ETAPA 1 - Análise da documentação e homologação das inscrições – No SUAP esta etapa é classificada como “Pré-seleção”. ELIMINATÓRIA. A falta de um dos documentos solicitados e/ou preenchimento incompleto/indevido/inapropriado dos itens do SUAP implicará a não homologação das inscrições e, consequentemente, a não participação do restante do processo seletivo. Os projetos incompletos ou em desacordo com o Edital não serão analisados em nenhuma instância.

ETAPA 2 - Avaliação do Projeto de pesquisa (Total 100 pontos) – ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA. Os Projetos serão encaminhados a dois consultores ad-hoc, convidados pelo Campus Formiga que procederão à análise utilizando os Baremas disponíveis no Quadro III do edital.

ETAPA 3 - Avaliação de Títulos (Total 100 pontos) – CLASSIFICATÓRIA - A pontuação máxima que o(a) orientador poderá obter será 100 pontos, com base no barema de títulos disponível no SUAP. Serão considerados os últimos cinco anos de produção científica.

O valor total de financiamento de bolsas de pesquisa (PIBIC, PIBIC-Jr, PIBIT) a que se refere o edital está condicionado à aprovação da diretriz orçamentária da pesquisa do IFMG Campus Formiga do ano de 2022o qual será disponibilizado após a definição dessa diretriz.

Para outras informações e cronograma completo do processo seletivo acesse o Edital.