O Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMG (NIT) acaba de abrir inscrições para docentes e servidores técnico-administrativos (TAEs) da instituição interessados em participar de uma formação exclusiva com foco em empreendedorismo. Trata-se da Trilha de Qualificação, que será ministrada em parceria com a aceleradora de startups Stars. Ao todo, são 30 cursos que podem ser feitos a qualquer momento, a partir de 23 de novembro. Nesta data, às 17h30, será realizado um evento de lançamento da iniciativa, via Youtube.

 A capacitação, que faz parte das ações de impulsionamento da Rede de Incubadoras Arquipélago do IFMG, tem como objetivo explicar conceitos, metodologias e técnicas, de modo a auxiliar no impulsionamento de empreendimentos incubados. Além disso,  visa fomentar reflexões acerca das atitudes e as características do comportamento empreendedor.  A Stars também disponibilizará um sistema de gestão para os ambientes de inovação e mentorias coletivas ao vivo, ampliando para os inscritos a possibilidade de criar um vasto network.

"Com a implantação e gestão dos ambientes de inovação por meio do modelo Cerne, precisamos atender vários processos-chave, entre eles, a capacitação dos servidores", explica a engenheira de produção Maiara Gonçalves, bolsista do NIT. O acesso aos cursos se dá por meio do cadastro como mentor na plataforma da Stars do IFMG. Ou seja, além de realizar a capacitação, o participante poderá atuar como mentor dos empreendimentos que serão pré-incubados e/ou incubados nos ambientes de inovação do Instituto. "Caso o servidor queira apenas fazer a capacitação, sem integrar o grupo de mentores dos ambientes de inovação do IFMG, basta cancelar o cadastro na plataforma Stars após a conclusão dos cursos", completa Maiara.

As inscrições podem ser feitas através do formulário eletrônico.

Para saber mais, acesse a ementa do Trilha da Qualificação.

Trilha de Qualificação