Na noite desta terça-feira, dia 19, teve início, oficialmente, a X Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG - Campus Formiga. De maneira virtual, a cerimônia de abertura foi realizada com transmissão ao vivo pelo canal do Liceu no Youtube e contou com a participação de autoridades do Campus, convidados e da palestrante da noite, Mariana Bottino, com o tema "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta".

A abertura oficial foi feita pelo diretor-geral do Campus Formiga, Washington Santos Silva, que se solidarizou pelo momento de perdas pelo qual muitas pessoas têm passado, em virtude da pandemia de coronavírus, agradeceu a todos os realizadores e parceiros da Jornada e falou da importância deste evento anual para o desenvolvimento da economia regional. “Este evento celebra o compromisso que o Campus tem em promover a ciência, a tecnologia e a inovação para o desenvolvimento de Formiga, do estado e do país. Nenhum país do mundo, isso é um fato empírico, não é achismo, consegue se desenvolver sem fortes investimentos em pessoal, em pessoas que se dedicam à ciência, a tecnologia e a inovação”, enfatizou o diretor-geral.

O chefe de Extensão, Pesquisa e Inovação do Campus Formiga, Ulysses Rondina Duarte, se dirigiu à comunidade participante da cerimônia de abertura mencionando o histórico do evento, que é realizado desde 2011, e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo objetivo é divulgar a produção das instituições nestas áreas. Em 2021, serão ofertadas 47 atividades síncronas, além dos Seminários de Pesquisa e Inovação, Seminários de Extensão e Ensaios Acadêmicos.

O chefe do setor também falou sobre o diferencial desta edição. “Esse ano, 2021, a Jornada tem uma importância tripla para o Campus Formiga e para a comunidade externa. O primeiro motivo é por ser a décima edição do evento, quer dizer que nós temos história e tradição na realização desta jornada. O segundo motivo é que a X Jornada é o primeiro evento desse porte sediado pelo Campus no formato remoto. Essa experiência vai abrir possibilidades para as próximas edições no sentido de dar amplitude e oportunidade de inscritos de outras localidades, além da cidade de Formiga. O terceiro motivo é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2021, um tema pertinente e correlato pelo momento que estamos vivendo”, destacou Ulysses, que agradeceu a todos os envolvidos e parceiros na realização desta X Jornada.

O representante do Polo de Inovação IFMG, professor Gustavo Lobato Campos, destacou as ações e projetos que já foram realizados pelo Polo, viabilizando parcerias do setor acadêmico com o setor produtivo, criando um ambiente no qual possam ser desenvolvidos  projetos que atendam a demanda do setor produtivo e que capacitem os pesquisadores do IFMG. Entre os resultados obtidos pelo Polo, dos seis projetos já desenvolvidos e entregues, Gustavo ressaltou que ao final deles, muitos dos 20 alunos envolvidos chegaram a assumir postos nas empresas parceiras.

A iniciativa Trilha Empreendedora de Inovação e Aprendizado (Teia) foi apresentada pela representante, Ana Caroline Pessoni. Ela mostrou os objetivos da iniciativa que envolvem disseminar a cultura empreendedora e contribuir para a criação de um ecossistema de empreendedorismo e inovação, para isso, mais de 15 ações relacionadas a inovação e empreendedorismo já foram realizadas desde o seu lançamento, em fevereiro de 2021.

André Monteiro, diretor comercial da MRA, representou o MRA Group da cidade de Formiga, apoiador da X Jornada. Ao falar da parceria com o IFMG Campus Formiga ele mencionou como conheceu a instituição e destacou que, naquela oportunidade, percebeu o compromisso do Campus com o aluno, o que despertou o seu interesse pela parceria.

O Sebrae/MG, apoiador da X Jornada, esteve representado pelo gerente regional Centro-Oeste e Sudoeste, Leonardo Mól de Araújo, que falou da importância do evento para mudar a matriz econômica do país agregando valor, desenvolvendo inovação, gerando emprego e renda de qualidade. “Precisamos fomentar novos negócios para resolver problemas da sociedade, de cadeias produtivas locais. Precisamos ter mais empreendedores para que a gente possa gerar mais desenvolvimento. Precisamos fomentar a inovação no mercado tradicional, fomentar a inovação na indústria. A educação e a inovação andam juntas. A inovação passou a ser uma estratégia extremamente essencial para a competitividade futura e o IFMG- Campus Formiga faz isso com a Jornada”.

Em sua palestra, Mariana Bottino, abordou o momento passado e atual da ciência e da inovação. Com exemplos práticos e reflexões sobre a forma de pensar a ciência e o desenvolvimento de projetos dentro da instituição, a palestrante falou sobre aquisição e manutenção de patentes, a movimentação da economia em virtude da ciência e da inovação, como converter ideias em produtos e ser um empreendedor, alguns motivos de que por que as startups falham e como pensar em ciência, tecnologia e inovação na nova economia. Ao final, ela ainda respondeu algumas perguntas dos participantes, que acompanhavam a transmissão pelo Youtube.

Durante a cerimônia de abertura também foram citados os trabalhos vencedores nos Seminários de Extensão, Pesquisa e Inovação e Ensaio Acadêmico.

A X Jornada continua hoje, dia 20 e amanhã, dia 21, com palestras, minicursos e mesas redondas para os inscritos, no formato virtual.

Confira a galeria de fotos (prints) da cerimônia de abertura:

Washington Santos Silva, diretor-geral do IFMG - Campus Formiga

Ulysses Rondina Duarte, chefe do setor de Extensão, Pesquisa e Inovação