Terminou, no dia 30/07, a edição de Formiga do Fator S Agita, evento promovido como uma das ações da Trilha de Empreendedorismo, Inovação e Aprendizado (TEIA). A TEIA é uma parceria do Sebrae, F7 e IFMG Campus Formiga, por meio do Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (LICEU).

Essa edição do Fator S Agita teve mais de 60 inscritos, divididos em 8 equipes, que apresentaram soluções inovadoras para problemas reais de mercado. Ao final de 5 dias de intenso trabalho e aprendizado, 4 equipes chegaram ao final. A Equipe Retaliê, formada pelas alunas do Curso Técnico em Administração, Ana Luiza Pacheco, Dhandara Rodrigues, Larissa de Oliveira e Letícia Mª Fonseca e pela aluna do Curso de Ciência da Computação, Nicolle Calixto, foi a grande vencedora.

Uma banca composta por 3 avaliadores (Ivy Cristiny, Consultora de Service Design da Accenture Brasil; Eloízio Neves, Especialista em Inovação na FSFX; e Chrystian Rezende, proprietário da Célula Web) escolheu as ideias de negócios mais consistentes e as melhores apresentações (em formato de pitches). De acordo com Chrystian, é sempre bom ajudar os empreendedores em na fase inicial de sua jornada que, segundo ele, “é sempre muito solitária”. Na visão do empresário, os projetos, apesar do pouco tempo para sua construção durante o evento (apenas 5 dias), mostraram-se muito interessantes. Por último, Chrystian – que também é diretor da ACIF/CDL – destacou que iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo em nossa região.

Para Larissa Oliveira, membro da equipe Retaliê, “participar do Fator S Agita foi uma experiência muito enriquecedora”. Segundo ela a ideia da Retaliê, que é uma empresa que busca dar destinação correta aos resíduos produzidos pela indústria têxtil, surgiu na disciplina Projeto Integrador, do Curso Técnico em Administração. Larissa acrescentou que durante a semana do evento, “que foi de muita dedicação e trabalho”, elas puderam aprimorar a ideia de negócio por meio de mentorias e muito esforço, e que ficaram muito felizes e surpresas com a premiação, uma vez “que todos os projetos eram ideias muito boas”.

Como prêmio, as equipes vencedoras receberam medalhas e kits de produtos do Fator S Agita, do Sebrae.

Os organizadores da TEIA anunciaram que muitas outras ações de formação empreendedora e de inovação ainda vão ocorrer este ano. Para não perder nenhuma, eles sugerem que os interessados sigam as redes sociais da TEIA e dos parceiros do projeto:

  • Instagram e Facebook: @a_teia_; @ liceuformiga; @ifmg_campusformiga; @ f7.movimento; @sebrae.minas
  • LinkedIn: liceuformiga; f7group; sebraeminas
  • YouTube: https://bit.ly/3fozhed