Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática elaboraram, durante o 6º período na disciplina de História da Matemática no segundo semestre de 2020, um vídeo para fins educativos, o qual foi classificado para a final do evento V Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, da Universidade Estadual Paulista Campus Rio Claro.

Assim, o conteúdo do vídeo aborda algumas curiosidades matemáticas em relação a alguns matemáticos e filósofos notórios da História, entre eles: Pitágoras, Tales de Mileto, Baskhara, dentre outros.

Desse modo, o vídeo elaborado traz diversos tópicos que são pouco comentados ao longo do Ensino de Matemática na Educação Básica. No decorrer do vídeo, alguns relatos que eram tidos como verdadeiros foram refutados e expostos de acordo com a literatura pesquisada.

O encerramento do evento está previsto para ser realizado nos dias 12 e 13 de agosto de 2021, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Central, Natal – RN, e promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Rio Grande do Norte (SBEM-RN) em conjunto com o  Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática – (GPIMEM), de tal modo que poderá ser presencial ou on-line e contará com ações acadêmicas como palestras, mostras de vídeo e cerimônia de premiação.

De acordo com os estudantes, "a atividade contribuiu de maneira significativa para a formação dos discentes, pois motivou a busca de tecnologias e metodologias que desenvolvessem um interesse pela História da Matemática. Além disso, ao produzirem o vídeo necessitou-se de uma busca de uma linguagem clara e coesa que correlacionassem a Matemática e a história de maneira lúdica e criativa. Somado a isso, a participação no evento possibilitou uma aprendizagem ativa de conteúdos interdisciplinares de maneira completa e objetiva.”

O vídeo pode ser acessado no link abaixo:

Para mais informações basta acessar o site do festival abaixo: