O Programa Residência Pedagógica (PRP), instituído no ano de 2018 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso.
Em sua segunda edição, iniciada em outubro de 2020, o campus Formiga conta com 16 bolsistas residentes do curso de Licenciatura em Matemática, 2 professoras preceptoras – Lorena Cristina Teixeira Vieira e Rosilane Maria da Silva, que são professoras de Matemática, respectivamente, na Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte e na Escola Estadual Rodolfo Almeida – e a docente orientadora do campus, profa. Lúcia Helena Costa Braz.
Para a profa. Lúcia, que também atuou como docente orientadora na primeira edição do Programa (agosto/2018 a janeiro/2020): “Foi um desafio, ainda maior, implementar atividades em meio a uma pandemia, onde as escolas estaduais, assim como o campus Formiga, encontravam-se (encontram-se) em ensino remoto emergencial e, ainda, o Projeto Institucional (PI) foi escrito e planejado tendo por base um contexto sem as implicações às quais a pandemia nos submeteu, ou seja, um ensino presencial, como nos encontrávamos no início de 2020. Então, adaptações seriam (foram), obviamente, necessárias. Foi preciso, antes de planejar qualquer atividade, conhecermos o ‘novo’ contexto vivenciado pelos docentes das escolas estaduais. Nesse sentido, a participação das preceptoras e as dúvidas colocadas pelos residentes durante os encontros virtuais foram essenciais”.
A docente orientadora relata que a compreensão e o envolvimento dos bolsistas do campus, além do apoio e suporte da coordenação institucional do Programa, foram fatores fundamentais para que as atividades do módulo 1, que compreendeu o período de outubro/2020 a março/2021, fossem desenvolvidas com êxito, sempre buscando atender ao objetivo central do PI: promover discussões, metas, parcerias e ações entre as Licenciaturas do IFMG e as escolas de Educação Básica que culminem em conhecimento, prática e engajamento profissional na formação de professores do século XXI.
Dentre as diversas atividades desenvolvidas no módulo 1, as quais ocorreram todas de forma remota, a profa. Lúcia destaca duas:
1) a oferta do curso “Residência Pedagógica e BNCC”: dentre outros objetivos, o curso buscou atender o disposto no PI no que tange a: i) “estratégias de articulação da BNCC com os conhecimentos da área do subprojeto” e, ii) “capacitação de preceptores e residentes com a temática Perspectivas privilegiadas da atividade matemática na BNCC: ensinando, aprendendo e avaliando através da Resolução de Problemas”, e contou com a participação de todos os bolsistas do campus Formiga. Em especial, a profa. Lúcia destaca que o curso foi de extrema importância para promover um alinhamento conceitual sobre as diretrizes do PRP e promover estudos e reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial, no que se refere à Matemática;
2) a atividade intitulada “Conhecendo e trabalhando com os PET’s”: o Plano de Estudo Tutorado (PET) é uma das ferramentas utilizadas pelas escolas estaduais de Minas Gerais durante o Regime Especial de Atividades não Presenciais (REANP) e desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. A atividade com os PET’s teve como objetivo geral aproximar os residentes do contexto escolar vivenciado pelos professores das escolas campo do PRP durante o REANP, e teve como principais produtos um vídeo e uma “imagem resumo”, ambos complementares a um PET trabalhado no ano de 2020 pelas preceptoras.
Para a profa. Lúcia, a experiência com a atividade envolvendo os PET’s superou todas as expectativas! “Orgulho! É a palavra que resume”, destaca a professora.
Sobre as experiências vivenciadas no módulo 1 do Programa, a residente Andreza destaca: “O módulo 1 do Programa Residência Pedagógica foi um desafio para todos os bolsistas – residentes, preceptoras e docente orientadora, pois a pandemia impôs diversas restrições. Mas, ainda assim, em meio às dificuldades, acredito que conseguimos desenvolver um excelente trabalho. Fizemos da dificuldade, nossa aliada e nossa motivação para buscarmos por todos os meios possíveis para ajudar os alunos e também para adquirirmos as experiências e os aprendizados que o PRP tem a nos oferecer”.
Já a bolsista Janaína de Souza aproveita a oportunidade para agradecer: “Gostaria de agradecer à profa. Lúcia e às preceptoras pelo trabalho desenvolvido. Estamos em um período tão complicado, vivenciando tantas coisas novas, difíceis, e elas conseguiram superar todas as expectativas, foi muito gratificante. Obrigada por tanta dedicação”.
Sobre o primeiro módulo, a preceptora Rosilane destaca “O cuidado em primeiramente conhecer o contexto escolar e, a partir deste contexto, se pensar em atividades”. Para Rosilane, “esse cuidado foi uma característica muito marcante do IFMG campus Formiga, e acredito que isso tenha sido uma fonte de motivação para todos os envolvidos”.
No mês de abril teve início o módulo 2, e atividades já começaram a ser desenvolvidas. Para a docente orientadora, profa. Lúcia: “Os desafios não acabaram, mas com a colaboração e o envolvimento da equipe de bolsistas do campus Formiga e o suporte da coordenação institucional, temos a expectativa de continuarmos desenvolvendo um bom trabalho”.
Abaixo, registro do encontro que ocorreu dia 01 de abril, via Google Meet, para dar início ao módulo 2.
Abaixo compartilhamos, links de dois vídeos e duas imagens resumo, produzidos durante a atividade “Conhecendo e trabalhando com os PET’s”.
Vídeo produzido pelos residentes Patrick Macedo de Oliveira e Vanessa Oliveira de Paula:
https://www.youtube.com/watch?v=zXZ4q3iW7jo&feature=youtu.be&ab_channel=VanessaOliveira
Vídeo produzido pela residente Andreza Cristina Faria:
https://www.youtube.com/watch?v=-4J1-ubaJ-4
Imagem resumo produzida pelos residentes Patrick Macedo de Oliveira e Vanessa Oliveira de Paula:
Imagem resumo produzida pelos residentes Ana Flávia Silva Pacheco e Marcelo Augusto Costa Vilano: