O professor André Roger Rodrigues  realizou a apresentação de artigo intitulado “Interface gráfica de usuário para projeto eletromecânico de linhas de transmissão” no  XXIII CBA que ocorreu de forma virtual entre os dia 23 e 26 de novembro de 2020. O CBA é realizado bianualmente desde 1976 e vinculado à SBA-Sociedade Brasileira de Automática, sendo reconhecido como o maior congresso na área de Engenharia Elétrica do Brasil.

O artigo teve como coautores a professora Ana Flávia Peixoto de Camargos, Dra., Willian Félix Sousa e Silva e Daniel Rodrigues de Araújo Júnior, ambos alunos do curso de Engenharia Elétrica. O artigo é fruto de projeto de pesquisa desenvolvido com fomento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação - PIBIC do IFMG-Campus Formiga, sob orientação do professor André Roger e participação do professor Diego Luis Izidoro Silva.

O artigo trata do desenvolvimento de uma interface gráfica de usuário (GUI-Graphical User Interface) para ser utilizada como ferramenta computacional especializada e de baixo custo para realização de projeto eletromecânico de linhas de transmissão mais modernos e eficientes. A GUI permite capacitar os futuros profissionais do setor de energia elétrica quanto ao emprego do conceito de projeto auxiliado por computador o que confere precisão nos resultados de projetos, atendendo assim às exigências do mercado pelo setor de transmissão de energia elétrica.

Esse recurso pedagógico estimula a utilização de softwares e aplicações computacionais na ministração de disciplinas profissionalizantes, permitindo aplicar a metodologia de aprendizagem baseada em projeto (Project-based learning) na formação dos futuros engenheiros eletricistas em atendimento às novas diretrizes curriculares para os cursos de Engenharia.

Os professores André Roger e Ana Flávia são pesquisadores do NEPE – Núcleo de Estudo e Pesquisa em Engenharia, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisas no Brasil do CNPq.

Os autores agradecem o apoio financeiro oferecido pelo IFMG-Campus Formiga e também o apoio técnico e científico do NEPE.

 Endereço eletrônico para acesso à página do evento:   https://cba2020.galoa.com.br/