Um projeto desenvolvido por professores e alunos do IFMG Campus Formiga resultará na produção de um livro paradidático sobre o Lago de Furnas voltado para estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

A ideia foi implantada pela professora do curso de Licenciatura em Matemática, Mônica Lana da Paz, que submeteu o projeto intitulado “A contação de histórias no desenvolvimento de atitudes para o uso racional e preservação da água”, o qual foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA).

Para compor a equipe de desenvolvimento do projeto, foram convidadas as professoras Aline Rodrigues Alves e Thaís Lopes Reis. Também participam dessa equipe os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, Sérgio Matheus de Castro, Mariane Nogueira e Márcia Mara Campos, todos do IFMG campus Formiga.

O livro trará aspectos sociais, históricos, geográficos, políticos, econômicos e culturais que envolvem a criação do Lago de Furnas até os dias atuais, numa perspectiva socioambiental e emancipatória, considerando-se as narrativas da população da região de Furnas. Na criação do livro será observado como ponto de partida que a história narrada permita ao leitor, envolvimento social com a discussão sobre a crise hídrica, intercalando com as disciplinas curriculares.

A equipe do projeto já realizou visitas à Usina Hidrelétrica de Furnas e às cidades de Guapé e Pimenta (inclusive Santo Hilário, distrito de Pimenta), para buscar narrativas da população sobre a criação do Lago de Furnas. As visitas revelaram como as pessoas tiveram suas histórias inundadas com a chegada da água. Perdas materiais e históricas submersas na água são marcas na vida dos moradores das cidades que abrangem o Lago de Furnas. No entanto, uma nova história é construída a partir do Lago de Furnas, que trouxe um grande potencial turístico para a região.

As professoras envolvidas Thaís, Mônica e Aline