A cultura "do it yourself" (DIY) ou "faça você mesmo", há alguns anos se tornou um grande movimento e conquistou pessoas de todas as idades, no mundo inteiro. O IFMG-Campus Formiga acredita e incentiva os valores do empreendedorismo/inovação e da cultura do "faça você mesmo". Nos últimos anos notamos participação do Campus Formiga na organização de eventos e ações que apoiam a cultura empreendedora e o incentivo à inovação.

Recentemente, o IFMG-Campus Formiga foi contemplado no Edital 009/2020 do IFMG que selecionou Projetos para Ambientes de Inovação e no edital 35/2020 do MEC/SETEC que teve por objetivo a criação dos Laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.

O efeito concreto da participação e aprovação de recursos nesses dois editais é a criação do Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (LICEU) e do Laboratório IFMaker (Lab IFMaker).

O Liceu será um espaço que, por meio da socialização e do trabalho em equipe, permitirá o desenvolvimento da criatividade, da inovação e da cultura empreendedora junto à comunidade acadêmica do IFMG-Campus Formiga, do município e da região. Esse novo ambiente do Campus Formiga estará localizado no terceiro andar do bloco B e contará com espaço para coworking, empreendedorismo e inovação; miniauditório para capacitações e palestras e ainda o Lab IFMaker

O Lab IFMaker seerá um ambiente da promoção da cultura maker incentivando que os usuários produzam seus próprios protótipos e aprendam a partir da ação, por meio da abordagem do “aprender fazendo” (learning by doing).

Em comum esses ambientes buscam incentivar o desenvolvimento de processos criativos, valorizando, simultaneamente, os trabalhos colaborativos e interdisciplinares. Dentro desse espírito o IFMG-Campus Formiga selecionará 7 alunos (4 alunos dos cursos de graduação e 3 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelo do IFMG Campus Formiga) para participar da Equipe Gestora do Lab IFMaker/LICEU. Além de fazerem parte da equipe pioneira do Lab IFMaker/Liceu, que colocará em prática as estratégias e ações inovadoras do Campus para um ensino voltado às necessidades da região, os alunos atuarão também em projetos de Extensão/Pesquisa, agregando experiência ao currículo de sua formação.

Os alunos selecionados para compor a Equipe Gestora do Lab IFMaker / LICEU  farão parte da equipe dos projetos “Desenvolvimento de material didático para treinamento e capacitação em reparos de placas mãe de desktop”  (selecionado no edital 27/2020) e “Lab IFMaker: ‘faça você mesmo’ no IFMG Campus Formiga” (selecionado no edital 28/2020) e por essa participação terão direito ao recebimento de bolsa em conformidade com o estabelecido nesses editais.

O mercado se interessa por alunos de destaque, que promovem ações complementares ao longo de sua formação. Participe dessa iniciativa, deixe sua marca na história do Campus Formiga!

Informações detalhadas sobre o processo seletivo podem ser obtidas aqui (Edital).

Realize a sua inscrição de 16/11/2020 a 22/11/2020 por meio do Google Formulário que pode ser acessado no link: https://forms.gle/VNsEgB8bA9aBXMGFA

Venha fazer parte do Lab IFMaker/LICEU!