O projeto Caltemp, desenvolvido por alunos do campus Formiga, foi aprovado no Edital IFES nº 05/2020 de apoio ao Empreendedorismo Inovador com foco na Economia 4.0. A equipe, que já foi premiada no programa Agita do Sebrae em 2019, ficou entre os 60 projetos aprovados em âmbito nacional, sendo o único contemplado do IFMG.

Com a aprovação, a equipe, composta pelos alunos Maria Eduarda da Silveira, Rodrigo S. Alves, Thomas do Vale e Weverton R. Arantes do curso de Ciências da Computação, Heuler A. Silva e Marcos Vinícius S. Carneiro da Engenharia Elétrica, Núbia G. Leal e Rodrigo José Guimarães do Curso  Técnico em Eletrotécnica, e orientada pelo Prof. Breno Araújo com o apoio do Prof. Manoel Pereira Júnior, terá financiamento da SETEC/MEC durante 2 anos, o que será fundamental, não apenas pelas bolsas disponíveis, mas também, para a prototipação da solução, que exige investimento em equipamentos e ferramentas específicas.

A Caltemp busca oferecer uma forma inovadora para pequenas e médias indústrias de produção de cal aumentarem sua eficiência. Para isso, está sendo desenvolvido um sistema de otimização da produção de cal, mais especificamente no processo de cocção (cozimento), que transforma dados brutos em informações relevantes, por meio de técnicas de Inteligência Artificial e Machine Learning.

O projeto será desenvolvido dentro do LICEU (Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário), no espaço de coworking, que está sendo estruturado dentro do Campus Formiga, sendo, provavelmente, o primeiro a estabelecer suas atividades no local. Além de estar em contato com outros projetos e aumentar sua rede de contatos, no LICEU, a equipe terá acesso ao Lab IFMaker, que contará com outros equipamentos e materiais de prototipação, caso necessário.

Ao final dos dois anos de projeto, além de toda equipe desenvolver diversas capacidades empreendedoras, espera-se que a empresa esteja constituída, com o produto validado e em processo de ganho de escala.