Após o período de gratuidade por conta da pandemia do coronavírus, o Google oficializou, nos últimos dias, que os recursos avançados de videoconferência do Google Meet, tais como reuniões para até 250 participantes, transmissões ao vivo (lives) e gravações de aulas ou reuniões, irão sofrer alterações a partir de outubro de 2020.

Confira o que muda:

Importante:

A ferramenta Google Classroom e a plataforma Moodle não sofrerão mudanças.

As gravações feitas até o dia 30 de setembro ficarão salvas de modo permanente no Google Drive. Recomenda-se, entretanto, que seja feito download das gravações feitas antes de outubro de 2020. Fonte: suporte google

Conheça o MS TEAMS: alternativa para gravação
de aulas e reuniões online

"Já em uso por alguns campi, a exemplo de Congonhas e Ouro Branco, a plataforma da Microsoft irá suprir as futuras limitações de gravação no Google Meet. Adriano Tonelli" — Diretor de Tecnologia da Informação

O Microsoft Teams ou MS Teams é um ambiente virtual e colaborativo que possui recursos para realização e gravação de aulas e reuniões online.
Como acessar o MS Teams?
Docentes e estudantes já estão automaticamente cadastrados na plataforma. O cadastro de Técnicos Administrativos está sendo realizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação, em parceria com as Coordenações de TI dos Campi.

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Reitoria e o Campus Congonha elaboraram um guia rápido sobre como acessar o ambiente de videochamada pelo MS Teams. Clique aqui para conhecer o tutorial da ferramenta.

Os servidores ou estudantes que encontrarem dificuldades no acesso às novas ferramentas devem preencher o formulário eletrônico. Clique aqui.

COMPARE ALGUMAS FUNCIONALIDADES DO MS TEAMS x GOOGLE MEET

LEMBRANDO:
A ferramenta do Google Meet continuará disponível, desde que observando as alterações já citadas neste informe.