Com recursos de chamada pública, campus poderá desenvolver programa de capacitação de alunos, em um espaço destinado a criar soluções inovadoras para o setor produtivo.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) lançou nesta sexta-feira, 10 de julho, o edital nº 30/2020, que visa a selecionar proposta do IFMG a ser submetida em chamada pública de âmbito nacional, destinada à implementação de um programa de capacitação de estudantes denominado Oficinas 4.0. O objetivo é atender até 15 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com recursos para investimento em equipamentos, materiais de consumo e bolsas de pesquisa.

Publicada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), a chamada pública nº 02/2020 prevê recursos financeiros de R$ 216 mil por projeto, distribuídos ao longo de dez meses. No âmbito do IFMG, os professores interessados terão até 7 de agosto para formular a proposta, que poderá estar relacionada a apenas um campus ou ser multicampi. O projeto selecionado pelo NIT será inscrito no edital do IFES.

Para a elaboração da proposta, deverão ser consideradas iniciativas que se enquadrem no conceito de Economia 4.0. O projeto deverá se basear na introdução, desenvolvimento e difusão de tecnologias digitais, que envolvam automação e uso intensivo de dados, de modo a impactar transversalmente os três setores base da economia.

As Oficinas 4.0 funcionarão como espaços de construção coletiva, por meio da aprendizagem baseada em projetos, voltados à construção de soluções para demandas reais oriundas do setor produtivo. O objetivo é desenvolver em estudantes do ensino técnico, da graduação e da pós-graduação competências e habilidades requeridas pela Economia 4.0.

A inscrição de propostas deve ser realizada pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Além do projeto, o proponente deverá enviar: declaração de interesse do campus onde será instalado o espaço, assinada pela direção-geral, em formato de ofício gerado no SEI (anexo III); no caso de equipes multicampi, ofício assinado pela direção-geral de cada campus envolvido, declarando anuência da participação no projeto, bem como a concordância da designação do campus para instalação do laboratório 4.0; declaração de intenção de parceria de cada uma das instituições parceiras do setor produtivo nos projetos de inovação (anexo IV). Toda a documentação deverá ser enviada em formato PDF em um mesmo e-mail. Não serão aceitas documentações enviadas separadamente.

O resultado da seleção interna do IFMG será divulgado no dia 21 de agosto. Já o resultado do edital do IFES, que terá duas fases de seleção, está previsto para o dia 28 de setembro. O início das oficinas nas instituições selecionadas ocorrerá em 3 de novembro de 2020.

Acesse o edital interno do IFMG - edital n° 30/2020

Anexo II - modelo para apresentação da proposta