A pandemia pela Covid-19 e, consequentemente, o isolamento social trouxeram uma série de mudanças no cotidiano das pessoas, principalmente no meio acadêmico. Com a suspensão das aulas presenciais, as lives tornaram-se uma opção para minimizar os impactos do isolamento e estimular a produção de conhecimento com conteúdos voltados para os estudantes e a comunidade. 

Diversos campi do IFMG estão promovendo transmissões virtuais com temas diversos sugeridos pelo público ou pela gestão do campus. O Campus Ouro Preto, por exemplo, criou um canal no YouTube intitulado “Agenda de Enfrentamento da Pandemia COVID-19 Campus Ouro Preto” com a participação dos intérpretes de libras. A programação semanal das lives é divulgada pelo Instagram (@ifmgouropreto_oficial) ou pelo Facebook (@ifmgcampusouropreto).

No Campus Ibirité as lives são promovidas duas vezes por semana (4ª e 6ª feira) no canal do YouTube “IFMG Ibirité” e têm a participação dos professores ou convidados externos na condução dos temas. O canal já abordou temas relacionados ao empreendedorismo, cultura, inclusão social, cuidados com a saúde mental, a relação entre a Física, Tecnologia e Arte, dentre outros. A divulgação acontece no Instagram (@ifmg.ibirite) e no Facebook (@ifmgibirite).

Já os campi Bambuí e Piumhi estão usando a plataforma do YouTube para aproximar a comunidade acadêmica e tirar dúvidas pertinentes ao funcionamento do campus. É possível acessar o conteúdo produzido para o Youtube pelos canais TV IFMG Campus Bambuí IFMG Piumhi Play. O Campus Bambuí ainda criou uma página de cadastro destas lives com orientações quanto à produção de conteúdo para streaming. É necessário que a sugestão de live seja cadastrada por um servidor responsável e ser voltada para o processo de formação extracurricular do estudante do Campus. Clique aqui para outras informações.

Em São João Evangelista, o Campus em parceria com a Destaque Jr. Soluções Empresariais, empresa júnior do Curso de Bacharelado em Administração, estão desenvolvendo o projeto Dedo de Prosa que visa aproximar estudantes, professores e comunidade com temas voltados aos trabalhadores informais, micro e pequeno empresários e produtores rurais de São João Evangelista. As lives acontecem duas vezes por semana (3ª e 5ª feira), às 19h, no perfil do Instagram (@destaquejr). 

Com a suspensão do calendário acadêmico, o Campus Santa Luzia definiu diversas atividades de engajamento nas áreas de Edificações, Paisagismo, Segurança do Trabalho, Arquitetura, Design de Interiores e Engenharia Civil. A tabela descreve as ações que serão desenvolvidas junto aos estudantes de cada curso. O planejamento envolve a disponibilização de textos acadêmicos, estudo dirigido, leitura e discussão de textos via grupos de WhatsApp, conversas no Hangout e lives sobre diversos temas. O objetivo é manter a comunidade acadêmica engajada, promover aprendizado e dar transparência às ações promovidas pelo Campus. O material pode ser acessado aqui.

Professores investem em lives com foco no ENEM

Tem dúvidas sobre produção textual? Quer dicas de Língua Portuguesa e Literatura para o ENEM? O Curso Pré-ENEM Coeso, proposto pelo Campus Congonhas e orientado pela professora Thadyara Martinelli tem movimentado os estudantes todas as 3ª feiras, às 18h, com lives que enfocam nos exames vestibulares. As aulas são expositivas, oferecem simulados de questões de redação e resolução de exercícios. A plataforma utilizada é o Google Meet e a programação semanal pode ser acessada pelo instagram do projeto (@curso.coeso).

O canal Sala Virtual de Redação é um projeto de extensão do Campus Congonhas destinado a alunos da rede pública que buscam aperfeiçoar o processo de elaboração de uma boa redação. A iniciativa é do professor Bruno Lima e tem a participação de uma  equipe formada por alunos do curso de Letras do campus. As dicas com orientações e dicas são postadas semanalmente.

Na área de Química Orgânica, o professor Elder Ferrão vem disponibilizando conteúdo no IGTV do projeto Pré-ENEM de Química (@preenem.ifmg). Além das aulas explicativas, os vídeos também oferecem a resolução de exercícios online. O objetivo é aprimorar os conhecimentos dos estudantes em química e a prepará-los para os exames de ingresso nas instituições de ensino superior. 

Com o canal Meu Universo Biológico, a professora Helen Santos, oferece conteúdos na área de Biologia. Os estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Campus São João Evangelista postam diariamente dicas, correções de questões de Biologia, além de oferecer monitoria gratuita pelo instagram do projeto (@biologiaemgrupo).

SAIBA MAIS: IFMG promove ações para ajudar estudantes na preparação para o Enem

Cinema, literatura e música: Campus Congonhas investe em conteúdos de entretenimento

No estilo Clube do Livro, as professoras de literatura do Campus Congonhas, Thadyanara Martinelli, Julia Luiza e Melissa de Sá escolhem uma obra literária e conversam sobre o autor, além de analisar o enredo e suas características. O projeto, Trinca Literária, (@trincaliteraria), acontece pelo Google Meet às segundas-feiras, às 19h. 

Já o projeto Música no Campus (@musica_no_campus) dá a oportunidade para que as pessoas possam se apresentar e explorar seus talentos artísticos, além de atender aos pedidos do público. A proposta foi idealizada pelos professores Daniel Toledo e Matheus Faleiros e visa trazer entretenimento durante o período de isolamento social.

E para os amantes da sétima arte, o projeto CinInteração realiza debates sobre filmes com diferentes temáticas abertos à toda comunidade. Sob a coordenação do professor de sociologia, Matheus Faleiros, as lives acontecem 5ª feira, às 17h, no Instagram (@cininteracao) com a participação de convidados. As discussões sobre os filmes são realizadas pelo canal “Cineclube CinInteração” no YouTube. 

IFMG Presente: a plataforma de lives para servidores

Além dos campi, a Reitoria do IFMG tem realizado semanalmente, às 16h de terça-feira, o IFMG Presente, projeto de lives exclusivas aos servidores da instituição com a abordagem de temas variados ligados à vida acadêmica, ensino, pesquisa, extensão, gestão de pessoas e outros assuntos de interesse dos servidores da Instituição. O conteúdo pode ser acessado CLICANDO AQUI