Protetores foram confeccionados por servidores do IFMG utilizando impressoras 3D.

 

O IFMG - Campus Formiga entregou na quarta-feira passada, dia 29, 138 escudos faciais (face shields) à Secretaria Municipal de Saúde de Formiga. Os protetores faciais foram confeccionados por meio de ação conjunta entre o Campus Formiga, o Grupo de Pesquisa GSE e o Polo de Inovação IFMG. Para produção dos protetores, foram empregadas duas impressoras 3D (uma do Campus e outra do Polo de Inovação IFMG) e insumos disponibilizados pela Reitoria do IFMG.

 

 

O projeto foi liderado localmente pelo professor Gustavo Lobato e o Técnico em Eletrônica Rodrigo Zacaroni e contou com o apoio da Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (SEPPG) do IFMG Campus Formiga, além da participação de diversos servidores: Natália Melo, Isabel Oliveira, Thais Lopes, Eduardo Franco, Chrisley Camargos e a aluna Lilian Oliveira que atuaram nos processos de limpeza, montagem e acabamento das face shields. 

As placas de acetato, utilizadas como escudo facial, foram fornecidas pelo IFMG - Campus Ibirité, que as cortou em equipamento de última geração. Planeja-se produzir ao todo nesse projeto em torno de 300 face shields no Campus Formiga, as quais serão destinadas à Santa Casa e à Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Formiga. De acordo com o Professor Gustavo, “devemos destacar o momento do serviço público continuar a demonstrar sua tradicional importância, especialmente para a comunidade próxima ao nosso Campus. Precisamos de alguma forma tentar minimizar e auxiliar a comunidade de Formiga neste momento tão complexo”. 

 

 

O IFMG - Campus Formiga agradece aos professores Roque Paulinelli (IFMG - Campus Piumhi) e Ismael Nogueira (IFMG -Campus Ibirité) pelo apoio no transporte e entrega dos insumos retirados na Reitoria do IFMG, ao Tiago Simão e Fernando Braga pelas orientações transmitidas por meio da Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMG.