Inicialmente, esperamos que todos os membros da comunidade acadêmica estejam bem, na medida do possível, e executando as medidas recomendadas pelos órgãos oficiais de saúde que visam minimizar o contágio e os danos causados pela pandemia devida ao COVID-19.

Esta nota objetiva reiterar que informações oficiais do IFMG e do Campus Formiga são e serão unicamente as publicadas no site do IFMG e do Campus Formiga, respectivamente.

As únicas medidas oficiais sobre ações referentes à pandemia devida ao COVID-19 são as seguintes:

1) Portaria Campus Formiga 46/2020 que suspendeu as atividades acadêmicas do Campus Formiga por tempo indeterminado;

2) Portaria IFMG 358/2020 na qual o reitor definiu medidas preventivas de enfrentamento da emergência de saúde pública causada pelo COVID-19, entre as quais a suspensão das aulas presenciais em todos os campi do IFMG;

Salientamos ainda, como já informado quando de publicação da Resolução 03/202, que a gestão do campus busca elaborar novos calendários referentes para 2020, considerando diferentes e hipotéticos períodos de suspensão das aulas, de forma a garantir o cumprimento da carga horária dos cursos e dos dias letivos de 2020.

Desejamos muito que as aulas e demais atividades acadêmicas presenciais sejam retomadas, com segurança, o mais rapidamente possível, entretanto, é impossível fazer uma previsão acurada de retorno, fato confirmado tanto pelos cientistas e centros de pesquisa envolvidos como pelo Ministério da Saúde.

Recomendamos que professores e alunos desenvolvam as atividades possíveis, considerada a suspensão dos calendários acadêmicos. Principalmente aos alunos, recomendamos fortemente que planejem e executem uma agenda de estudos e sigam as recomendações de estudo enviadas pelos professores.

Enfatizamos novamente que medidas oficiais são e serão apenas aquelas publicadas no site da instituição e que quaisquer outras “informações” sobre o retorno, ou não, das aulas e atividades acadêmicas e outras similares, são apenas boatos e especulações, sem nenhuma validade.

Quaisquer novas medidas oficiais referentes às aulas e demais atividades acadêmicas serão devidamente publicadas no site do campus e encaminhadas por e-mail a toda comunidade acadêmica.

Diretoria do IFMG – Campus Formiga

Portaria_46-2020_-_Suspensao_Atividades_Academicas_Campus_Formiga.pdf