Diante da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, o Núcleo de Psicólogos e Psicólogas do Instituto Federal Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (NUPSI/IFMG) vem a público divulgar estratégias para a oferta de cuidados psicológicos à comunidade acadêmica.

Levando em consideração esse momento delicado que estamos vivenciando, precisamos nos cuidar, como também cuidar das outras pessoas ao nosso redor.  Para isso, é importante mantermos, na medida do possível, o bem-estar emocional, bem como nos ajustar a algumas medidas, como a do isolamento social que, de acordo com a OMS, é mais indicada no momento, por ainda não existir um tratamento para a doença.

As atividades acadêmicas e escolares presenciais no IFMG estão suspensas por tempo indeterminado e está sendo adotado o trabalho remoto. Enfrentamos, assim, o contexto de isolamento social, necessário para a contenção da pandemia. Esse contexto e as incertezas quanto ao futuro possuem impactos psicológicos e podem contribuir para o surgimento de sentimentos de ansiedade, depressão, de solidão e de tédio. Além disso, a necessidade de (re)adequação de rotinas e hábitos de trabalho, de estudo e de vida social podem afetar a saúde mental.

Com o objetivo de contribuir para a minimização de riscos e efeitos psicológicos decorrentes do isolamento social e suspensão das atividades acadêmicas, esse grupo se propõe a desenvolver alguns trabalhos, sobretudo a produção de materiais informativos e de orientação psicológica para serem divulgados nas redes sociais e portais institucionais. Além disso, uma outra frente de trabalho será a de estabelecer escutas, encaminhamentos e orientações psicológicas à comunidade acadêmica por meio de Tecnologias da informação e comunicação (TICs), quando for possível.

Para mais informações, entrar em contato com o NUPSI (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.) ou com o setor de Psicologia de cada campus. 


SAIBA MAIS

Acompanhe as notícias e boletins do IFMG no combate do coronavírus

 "Não ficar ansioso pode ser um desafio durante a pandemia", diz psicóloga