Um novo projeto do IFMG foi criado para contribuir no combate ao Coronavírus. Intitulado “Produções de formulações sanitizantes no combate ao Covid-19”, o Instituto estabeleceu uma parceria com a indústria de cosméticos de Belo Horizonte, Mutari, por meio da qual serão produzidos cerca de 4.000 litros de álcool 70% líquido.
Mitos e verdades
De acordo com uma das responsáveis pelo projeto, a coordenadora de Pesquisa, Flávia Siqueira, “o álcool líquido tem a mesma função do álcool em gel, no que diz respeito à proteção contra o Covid – 19. A única vantagem do uso do álcool em gel é diminuir o risco de incêndios, uma vez que o Carbopol 940 (ver abaixo), que está em falta no mercado, atua como agente gelificante. Desse modo, entendendo-se que os riscos são menores que as vantagens, optou-se pela produção do produto líquido mesmo”.
Para a produção do material, a empresa Mutari entrará com a produção e a responsabilidade técnica. Já o IFMG entrará com os insumos necessários para a produção e com a distribuição do material, a ser feita em galões de 5 litros, sendo que o início da distribuição ocorrerá já nos próximos dias, em locais a serem definidos.
Além da professora Flávia, são responsáveis pelo projeto no Instituto a professora Fernanda Nascimento Costa, do campus Ibirité e o diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson José Vieira Costa.
Carbopol 940: polímero utilizado como formador de gel e espessante.