No dia 19 de março, reuniram-se, por webconferência, os membros do Comitê Gestor de Crise em decorrência do coronavírus. O comitê foi instalado no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e instituído pela Portaria IFMG nº 368, de 18 de março de 2020.

Após as discussões dos membros, os seguintes encaminhamentos foram estabelecidos:

1) O Comitê Gestor de Crise atuará em apoio à gestão do IFMG, apreciando decisões críticas e recomendando procedimentos a serem adotados durante a crise de saúde pública desencadeada pela pandemia do Covid-19.

2) O comitê recomenda que a prioridade da gestão do IFMG, nas primeiras horas pós-paralisação, seja resolver os casos omissos da Portaria 358/2020, que estabeleceu a suspensão das aulas e recomendou o trabalho remoto dos colaboradores do IFMG. A gestão de cada unidade deve elencar as atividades essenciais que demandam a presença física de servidores e terceirizados, priorizando a diretriz de maximizar o isolamento das pessoas, de modo a reduzir as chances de contágio pelo vírus.

3) As pró-reitorias deverão elaborar orientações adicionais, na forma de Instruções Normativas, de modo a dirimir as dúvidas que ainda existam sobre a dinâmica do trabalho remoto, o funcionamento das unidades e os procedimentos a serem adotados para as atividades de ensino, pesquisa e extensão não presenciais.

4) A estratégia de comunicação do Comitê Gestor de Crise com a comunidade do IFMG será por meio de boletins, a serem divulgados conforme a urgência da informação, com atualizações sobre orientações à comunidade, situação dos campi e dos respectivos municípios e avaliação do quadro geral das atividades do IFMG. Os boletins serão publicados em página própria no sítio do IFMG, juntamente com outros documentos de orientação produzidos pelo IFMG, governo e Organização Mundial da Saúde considerados importantes.

5) O Comitê Gestor iniciará a preparação de um conjunto de recomendações aos servidores para cuidados básicos com a saúde e orientações específicas sobre procedimentos a serem tomados nas atividades que, excepcionalmente, ainda serão desenvolvidas nas unidades.

6) Semanalmente, o comitê gestor fará solicitação aos gestores das unidades do IFMG que remetam, para publicação no Boletim, um breve relato (100 palavras) da situação das atividades dos campi, de forma a compartilhar com toda a comunidade o que vêm acontecendo nas localidades. Informações sobre o estado da saúde pública do município poderão também ser remetidas, desde que extraídas de dados oficiais do Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde ou outros órgãos oficiais. É fundamental, neste momento de crise, evitar qualquer disseminação de fake news.


Leia mais sobre as ações do IFMG frente à Covid-19