Os professores e bolsistas do Projeto de Pesquisa intitulado “Desenvolvimento de uma bancada didática para utilização em laboratórios de engenharia elétrica” referente ao Edital 25/2018, entregaram para o laboratório de máquinas elétricas do Campus Formiga, uma bancada didática para utilização nas aulas de instalações elétricas e acionamentos dos cursos de engenharia elétrica e técnico em eletrotécnica.

Trata-se de uma bancada de custo reduzido que permitirá uma melhoria na distribuição dos alunos nas aulas práticas. O projeto e a montagem da bancada fazem parte das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do Grupo de Soluções em Engenharia, GSE e contou com o apoio do Campus Formiga por meio de bolsa de Iniciação Científica e com apoio financeiro do GSE para compra dos materiais e dispositivos. O projeto foi orientado pelos professores Mariana Guimarães dos Santos e Patrick Santos de Oliveira e contou com a colaboração do técnico de laboratório Alysson Fernandes Silva e do professor André Luiz Paganotti do CEFET-MG.

O aluno bolsista Lucas Frazão Bispo, assim como o aluno voluntário Gabriel Antônio Francisco de Oliveira, pertencentes ao curso de Engenharia Elétrica, relataram sua satisfação em participar de um projeto prático, que teve como resultado a entrega de uma bancada didática, que poderá ser utilizada por outros estudantes na melhoria do processo de ensino. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades de pesquisa e participar de eventos como a Jornada Científica do Campus e o XVII CEEL, realizado em Uberlândia.

Os professores orientadores do projeto ficaram satisfeitos com o resultado final da pesquisa e com a motivação e proatividade dos bolsistas. Os professores ressaltaram que a bancada permite a realização de uma vasta gama de experimentos e práticas, equiparando-se com bancadas comercializadas por valores em torno de R$ 70.000,00, no entanto, o custo total da bancada entregue, financiada pelo GSE, foi cerca de R$ 1.500,00.

Da direita para esquerda, Gabriel Antônio e Lucas Frazão, alunos do projeto. Gustavo Lobato, coordenador do GSE, Mariana e Patrick, orientadores do projeto, Alysson Fernandes, técnico de laboratório e colaborador do projeto e Lélis Andrade, coordenador do setor de pesquisa e extensão