Do dia 05 a 15 de março, os alunos do IFMG Campus Formiga poderão se inscrever no projeto de ensino “Projetão: Inovação e Empreendedorismo na prática"

Mas o que é o "Projetão"? Em 2018, o IFMG foi escolhido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), órgão do Ministério da Educação (MEC), para receber e gerenciar projeto-piloto que busca implementar uma metodologia de desenvolvimento de habilidades empreendedoras e de inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, chamada de "Projetão".

O "Projetão" é uma iniciativa, nascida no Centro de Informática (CIN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que, atualmente, envolve professores e alunos de vários cursos de graduação. Dentre as 18 unidades do IFMG, os campi Formiga e Sabará foram escolhidos para desenvolver, em um primeiro momento, este projeto-piloto.

Tendo em vista os bons resultados obtidos no "Projetão" em 2019, a iniciativa será novamente desenvolvida em 2020. A grande novidade deste ano é que os alunos dos cursos técnicos também poderão participar em parceria com os alunos da graduação.

Por meio das atividades desenvolvidas ao longo do "Projetão", os alunos vivenciam abordagens e ferramentas ligadas ao empreendedorismo e à inovação, além de desenvolverem competências essenciais aos profissionais do século XXI como criatividade, pensamento crítico, comunicação, trabalho em equipe, dentre outras. Ao longo de todo o processo os alunos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar de professores do IFMG (das áreas de Computação, Engenharia e Gestão).

No contexto do "Projetão", os alunos identificam um problema relevante a ser resolvido e desenvolvem, ao longo de quase 10 meses (de março a outubro de 2020) soluções inovadoras, chegando a um produto com possibilidade concreta de começar a ser comercializado. No mês de outubro, dentro da programação da X Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG Campus Formiga (27 a 29 de outubro) os participantes do "Projetão" realizarão o Demo Day em que as equipes apresentarão seus negócios em uma minifeira (estandes com material de cada empresa) e por meio de pitches (apresentações sucintas dos modelos de negócio criados). Na metodologia de desenvolvimento do Projetão, os pitches são apresentados a pessoas do mercado que apontarão os pontos fortes e fracos dos modelos de negócios

Em Recife, na UFPE, diversas startups surgiram oriundas do "Projetão", entre elas destaca-se a In Loco Media, cotada para ser uma das próximas unicórnios brasileira (negócios avaliados em mais de US$1 bilhão). Mais detalhes sobre a In Loca em https://exame.abril.com.br/pme/in-loco-de-recife-usara-r-80-mi-para-levar-privacidade-rentavel-aos-eua/.

Inscrições: 05/03/2020 a 15/03/2020, exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/9k18dWSMhWMr2mxg8

Requisitos: poderão se inscrever os alunos regularmente matriculados nos cursos de Graduação do IFMG Campus Formiga (Administração, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Gestão Financeira e Matemática) que estejam cursando, no mínimo, o 3º período de seu curso (ou seja, que tenha ingressado em 2019 ou em ano anterior) e alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMG Campus Formiga (Administração, Eletrotécnica e Informática) que estejam cursando, no mínimo, o 2º ano de seu curso (ou seja, que tenha ingressado em 2019 ou em ano anterior).

Início do projeto: 18/03/2020

Venha participar, você também, dessa experiência “mão na massa” de empreendedorismo e inovação!!!

Retificação de Edital