Estudantes do 6º período do curso de Engenharia Elétrica do IFMG- Campus Formiga realizaram visita técnica na subestação de distribuição de energia elétrica da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) em Formiga no dia 19 de novembro. A visita foi organizada pela professora Mariana Guimarães dos Santos como parte do conteúdo da disciplina de Conversão de Energia.

A visita teve início na sala de comando, onde o técnico Everton Luciano Santos Silva explicou todo o sistema de distribuição, inclusive os dispositivos de proteção e comando da subestação. Na sequência, o técnico mostrou aos alunos os equipamentos de monitoramento e de manobra presentes na sala de comando, evidenciando quais equipamentos estavam em operação, e apresentando os medidores de tensões e correntes, sistemas de controle, banco de baterias, dentre outros.

Em seguida, os alunos puderam ver in loco os equipamentos de potência, medição e proteção da subestação. Destacam-se os dois transformadores de 12,5 MVA da subestação e seu sistema de refrigeração a óleo de três estágios, bancos de capacitores, regulador de tensão, religadores, isoladores, chaves seccionadoras e alimentadores.

Durante toda a visita, o técnico Everton compartilhou com os alunos diversas informações técnicas praticadas no seu cotidiano, relatando situações reais vivenciadas por ele durante os seus 18 anos como técnico da Cemig.

Os alunos Gabriel Neves e Heuler Andrade comentaram que a realização da visita permitiu a observação na prática do conteúdo visto em sala de aula, além da troca de experiências e da visão do processo sob a perspectiva de um profissional experiente na área que foi capaz de mostrar não apenas uma visão teórica, como também o conhecimento prático obtido ao longo de anos carreira.

Os alunos Dênis Alves, Lucas Calazans e Maria Tereza da Costa comentaram sobre a importância de conhecer as instalações de uma empresa que trabalha na área e ver equipamentos de grande porte que normalmente não são vistos nos laboratórios acadêmicos.

Agradecemos ao técnico Everton Luciano Santos Silva pela receptividade e atenção.

Agradecemos também ao setor e Pesquisa e Extensão do Campus Formiga, pelo incentivo para realização da visita e pela disponibilização do veículo oficial para transporte dos alunos.

A visita faz parte de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do Grupo de Soluções em Engenharia (GSE) para motivar a boa formação dos alunos. Ensino não se realiza somente em sala de aula!