O estudante do 6º período do Curso de Licenciatura em Matemática, Lucas Morais Melo, e o professor Chrisley Camargos participaram da XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (XI CNMEM). O evento foi realizado dentre os dias 14 e 16 de novembro e ocorreu na cidade de Belo Horizonte no Campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A Conferência (CNMEM) é o maior evento relacionado à área de Modelagem Matemática na Educação em âmbito nacional. Ela vem sendo promovida desde 1999 pelo Grupo de Trabalho "Modelagem Matemática" (GT10) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) que congrega professores de todos os níveis de ensino, pesquisadores e estudantes que pesquisam sobre e/ou praticam a Modelagem na perspectiva da Educação Matemática. O principal objetivo deste evento consiste em aprofundar os debates e divulgar a Modelagem em âmbito nacional. Neste ano de 2019, o tema da XI CNMEM foi Modelagem Matemática na Educação Matemática e a Escola Brasileira: atualidade e perspectivas. Trata-se de um evento importante à área da Educação Matemática que contou com a presença de pesquisadores de todo o país.

Além da participação nas atividades da conferência, o estudante Lucas e o professor Chrisley desenvolveram um artigo sobre algumas experiências sobre Modelagem Matemática realizadas no Campus, selecionado para apresentação oral no dia 15/11. Neste artigo são descritas duas experiências de Modelagem Matemática realizadas em sala de aula no decorrer da disciplina “Informática e Educação Matemática”, ofertada pelo Curso de Licenciatura em Matemática.

Aluno Lucas Melo em sua apresentação do artigo na conferência

De acordo com o professor Chrisley, os temas pesquisados, a formulação dos problemas, suas discussões, elaborações de hipóteses, desenvolvimento e testes de modelos foram realizados pelos próprios grupos de estudantes e acompanhados por ele. O artigo descreve dois modelos selecionados pelo professor que apresentavam relações com o tema da Conferência: um modelo que permitiu determinar a quantidade de pessoas analfabetas dentre a faixa de quinze anos ou mais, em determinados intervalos de tempo (em anos), e, outro que descreveu a tendência do número total de matrículas em cursos de graduação na modalidade a distância, distinguindo entre cursos ofertados por instituições públicas e particulares.

Segundo o professor Chrisley: “eventos de tal importância só têm a agregar à nossa formação, seja essa inicial ou continuada. Além da participação de importantes pesquisadores da área, a conferência proporcionou diversas análises e debates sobre vários temas e problemas pelos quais estamos vivenciando atualmente, como: a nova BNCC, as políticas públicas para formação de professores, a constante liberação de agrotóxicos proibidos em outros países, o aumento da desigualdade social, as tragédias de Mariana e Brumadinho, as diversas formas de violência e preconceitos, dentro outros vários temas que precisam ser discutidos dentro das Universidades e Institutos”.

Ao ser perguntado sobre a importância de sua participação no evento, o aluno Lucas Melo ressaltou que: “ter a oportunidade de participar de um evento do porte da XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) no qual estavam presentes grandes nomes da Educação Matemática, apresentando um trabalho que realizei em conjunto com o professor Chrisley, participando de ricas discussões, conhecendo novas áreas de pesquisa, sem dúvidas agrega à minha formação acadêmica. Agradeço ao professor Chrisley e ao IFMG Campus Formiga pela viabilização de participação na XI CNMEM!

O professor Chrisley e o aluno Lucas agradecem a disponibilização do veículo pela Direção do Campus e pelo apoio dado pela Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (SEPPG) do Campus Formiga.