Estudantes dos cursos de graduação em Administração, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação e Gestão Financeira, integrantes da empresa júnior CHC Jr., e os professores Marco Túlio Dinali e Anderson Alves do IFMG – Campus Formiga, participaram de uma visita técnica às empresas juniores da UFMG (RH Consultoria, EMAS Jr., UCJ Consultoria e Informática Jr.) para trocar conhecimento e experiências. O encontro foi realizado no dia 18 de outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Além da visita técnica, os alunos participaram do evento na parte da tarde, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – Feira do Empreendedor 2019 – realizada nos dias 16, 17, 18 e 19 de outubro em Belo Horizonte. A feira tem como objetivo oferecer palestras, cursos e apoio para os pequenos e médios empreendedores e para toda a população que tem o interesse de abrir a sua própria empresa. Por meio dos cursos oferecidos pelo Sebrae os alunos puderam vivenciar a experiência daqueles que empreenderam e tiveram auxílio do Sebrae, se tornando casos de sucesso.  Entre as diversas atividades os alunos participaram de diversas sessões nas áreas de Inovação, Marketing Digital, E-Commerce, Marketing e Vendas e palestras sobre como se tornar um Microempreendedor Individual – MEI, além de jogos para desvendar os problemas de uma empresa.

Os alunos e professores que participaram da visita e do evento agradecem ao IFMG Formiga, à Direção, à SEPPG pelo transporte oferecido e ao motorista, Adriano.

Professor Marco Túlio Dinali Viglioni

“Participar de uma visita em outra universidade, como é a UFMG, desperta nos alunos o interesse e a dedicação para que possam alcançar os seus objetivos e sonhos. Trocar experiências com outras empresas juniores que atuam no mercado há muitos anos e já estão consolidadas é encorajador para a CHC Junior e fundamental para que os seus colaboradores a desenvolvam e ofereçam um bom serviço à comunidade de Formiga e região”.

Sophia Carvalho, aluna e assessora de Gestão de Pessoas CHC JR

“No dia 18 de outubro tive a oportunidade visitar algumas Ejs na UFMG e a feira do empreendedor. Foi um encontro com 6 empresas, EstatMG,RH Jr,UCJ, UFMG Informática JR, CPEJr, Emas JR e palestras ministradas pelo Sebrae MG. Como membra da empresa CHC Jr é de suma importância vivenciar tais momentos, encontros com empresas mais experientes no ramo no qual nos preparam para soluções de futuros problemas que encontraremos, além de nova visão de mercado passada e a capacitação de nós alunos”.

Guilherme Moreira, aluno e assessor de Gestão de Pessoas CHC JR

“A visita realizada às empresas juniores da UFMG foi de extrema importância, pois durante ela nos foi apresentado inúmeras ideias que podem ser adotadas por nós, visando principalmente obter uma melhor estruturação e organização de nossa empresa, com o objetivo de aumentar nosso nível de competitividade, para que futuramente possamos ofertar melhor qualidade na prestação de serviços para nossos clientes e de aprendizado para nossos colaboradores. Já a participação na feira do empreendedor, nos proporcionou uma visão mais ampla principalmente no que se refere a gestão de negócios e investimentos”.

Lucas Henrique de Faria, aluno e vice-presidente da CHC JR

“Fazer parte da CHC Jr é sem dúvidas um aprendizado que vou guardar para toda a minha vida e além disso, poder participar de um evento de empreendedorismo e inovação desenvolvido pelo Sebrae é de grande importância, uma vez que para o mercado profissional da área de engenharia, isso pode ser um diferencial. Além da enorme satisfação de ter participado deste evento, visitamos algumas empresas juniores da UFMG. Empresas com bastante tempo de mercado, bem reconhecidas e federadas, que nos deram dicas, depoimentos e ofereceram bastante apoio. É importante ter esse networking, estabelecer contatos, para futuramente trabalharmos juntos em projetos e incentivar cada vez mais em cada empresário júnior um espírito empreendedor. Agradeço imensamente todos os envolvidos para que tudo isso tenha se tornado possível, amigos, colegas de trabalho e professores”.

Esther, aluna e assessora comercial CHC JR

“Foi de extrema importância ter a oportunidade de participar da visita técnica para as EJ's da UFMG e também da Feira do Empreendedor do SEBRAE, pois tive a oportunidade de aprender vendo como outras pessoas colocam o que aprendemos na teoria em prática dentro das suas empresas”.

Maryanna Vythória, aluna e assessora de marketing CHC JR

“Conhecer essas empresas juniores nos motivou ainda mais em estar a frente deste movimento. Isso foi de extrema importância para todos os membros, pois vimos alguns pontos nos quais falhamos e encontramos a solução mediante uma ferramenta ou metodologia utilizada por outras ejs.  E Participar da Feira do Empreendedor é uma experiência incrível, pois nos permite a proximidade de estar com empresários, palestrantes e assim agregar conhecimentos”.