Alunos do Grupo de Soluções em Engenharia (GSE) do IFMG - Campus Formiga estiveram presentes no IX Congresso de Engenharias da Universidade Federal de São João del-Rei, o IX COEN UFSJ, realizado entre os dias 23 e 27 de setembro. Os estudantes apresentaram trabalhos frutos de pesquisas de iniciação científica.

Os trabalhos apresentados foram:

Desenvolvimento de protótipo para controle de temperatura para aquecedores hídricos. Autores: Heuler Andrade Silva, Dênis Alves Teixeira Pereira, Gustavo Lobato Campos, Diego Luis Izidoro Silva.

Desenvolvimento de protótipo de sistema de alarme para ambiente laboratorial. Autores: Paulo Raimundo Gomes de Lima, Vinícius Silvestre Carneiro, Ana Paula Lima dos Santos, Gustavo Lobato Campos.

Influência de reguladores de tensão no cálculo de correntes de curto circuito em sistemas de distribuição de energia elétrica. Autores: Luís Henrique Rodrigues Diniz, Renan Souza Moura, Ulysses Rondina Duarte, Carlos Renato Borges dos Santos.

Proposta de cálculo de curva QV em barramentos de carga utilizando reguladores de tensão em sistemas de distribuição de energia elétrica. Autores: Thauany Oliveira Silva, Renan Souza Moura, Maristela Costa Rezende Almeida, Mariana Guimarães dos Santos.

Declarações

Paulo Raimundo

“Participar do lX Coen da UFSJ foi uma experiência de grande valia, onde pude agregar muito na minha formação na apresentação do presente trabalho. Pude conhecer outros trabalhos/pesquisas e interagir com os dos demais congressistas, participar de minicursos e palestras. O congresso tem um networking muito atrativo. Destaco que a participação em eventos como este e o incentivo a pesquisa para os alunos da graduação se torna um grande destaque na formação como profissional. Agradeço aos demais integrantes/autores pela parceria e apoio neste trabalho, a Grupo de Pesquisa GSE e ao IFMG - Campus Formiga”.

Heuler Andrade

“Na IX edição do Congresso de Engenharias da Universidade Federal de São João del Rei, além de apresentar meu trabalho, pude participar de diversas atividades, dentre elas, palestras, cursos e workshops, agregando conhecimento científico e permitindo um networking com profissionais referentes da área, apresentando seus pontos de vista a respeito de novas tecnologias empregadas ao mercado”.

Maristela Costa

“A oportunidade de participar do IX COEN em São João Del Rey foi de grande valia para a minha formação acadêmica. Além de participar de Mini-cursos que agregaram significativamente meus conhecimentos, tive a oportunidade de conhecer e trocar informações com diversas pessoas, sendo eles alunos, professores e técnicos, o que proporcionou uma visão mais ampla da área que estou seguindo. O contato com profissionais que já atuam na área da engenharia, como os técnicos que lá estavam, possibilitou uma visão maior do mercado de trabalho. Além disso, a oportunidade de apresentar um seminário de um projeto de pesquisa desenvolvido por mim e meus colegas será sempre um diferencial, agregando sempre o crescimento pessoal e profissional”.

Professores

Já os professores Ana Paula, Gustavo Lobato Campos e Renan Souza Moura disseram que consideram muito importante a participação dos alunos em eventos externos ao IFMG-Campus Formiga, uma vez que isso possibilita o crescimento e desenvolvimento dos alunos em um ambiente fora da zona de conforto deles. Cita-se também o valioso momento de networking com discentes e docentes de outras instituições de ensino superior”.