No dia 11 de setembro, os alunos do 4º período do curso de Licenciatura em Matemática, Aléxia Rodrigues de Faria, Ana Flávia Silva Pacheco, Andreza Cristina Faria, Ana Claudia Fonseca de Lima, Marcelo Augusto Costa Vilano, Richard Archimedes Alves, Vanessa Oliveira de Paula e Vinícius Pedro Damasceno Lima apresentaram trabalhos na III Semana de Matemática da UFLA (Universidade Federal de Lavras).

O evento ocorreu no Departamento de Ciências Exatas (DEX) da universidade com a realização de oficinas, minicursos e apresentação de trabalhos de alunos em pôster e comunicação oral no período de 09 a 13 de setembro.

A Semana da Matemática da UFLA é um evento de caráter regional, organizado pelos professores do Departamento de Ciências Exatas e pelos alunos do Centro Acadêmico de Matemática, que visa divulgar a matemática realizada no DEX e de outras instituições convidadas, por meio de várias atividades que envolvam ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é proporcionar aos alunos uma discussão sobre o futuro após a graduação. Também familiarizá-los com a pesquisa em Matemática e Ensino da Matemática, através das palestras com pesquisadores bem conceituados.

Um evento como esse propicia uma relação entre alunos e professores, apresentando através de minicursos, palestras, oficinas e mesa redonda, uma Matemática mais lúdica e interativa. Os oito alunos foram acompanhados pela professora Karina Pereira Carvalho, a qual foi orientadora de um dos trabalhos apresentados pelos alunos.

Como explica a professora Karina, os alunos, Aléxia Rodrigues de Faria, Ana Flávia Silva Pacheco, Marcelo Augusto Costa Vilano e Vinícius Pedro Damasceno Lima, apresentaram o trabalho “Contribuições da Modelagem Matemática para o Ensino da Matemática”. Segundo a professora, “esse foi um trabalho que os alunos começaram a realização dele na disciplina de Tendências Metodológicas do Ensino da Matemática e deram continuidade para elaboração de um trabalho científico o qual ainda está em andamento. Os alunos em todo tempo se dedicaram na realização de cada etapa e tiveram essa excelente oportunidade de apresentar a primeira etapa, que foi a construção do referencial teórico, apontando a perspectiva dos principais autores sobre o assunto”.

Os trabalhos apresentados dos alunos do Campus Formiga foram em Pôsteres, os quais seguem a seguir:

1) Contribuições da Modelagem Matemática para o Ensino da Matemática - Aléxia Rodrigues de Faria, Ana Flávia Silva Pacheco, Marcelo Augusto Costa Vilano e Vinícius Pedro Damasceno Lima e professora Karina Pereira Carvalho.

2) Noções de investimentos: promovendo o desenvolvimento pessoal e financeiro no Ensino Médio - Andreza Cristina Faria, Ana Claudia Fonseca de Lima, Marcelo Augusto Costa Vilano, Richard Archimedes Alves, Vanessa Oliveira de Paula e Vinícius Pedro Damasceno Lima.

Para a estudante, Ana Flávia Pacheco, “a experiência de participar da III Semana de Matemática da UFLA é enriquecedora, pois além da contemplação de outros trabalhos, tivemos também o contato com os discentes da universidade e novas ideias de pesquisa surgiram”.

Segundo o aluno, Marcelo Vilano, “poder participar da III Semana de Matemática da UFLA foi muito gratificante a todos nós, na qual podemos conhecer um pouco da universidade, seus trabalhos que estão em desenvolvimento ou foram desenvolvidos, evidenciando assim, as diversas áreas da Matemática. Somando à isso, pudemos conhecer e trocar ideias com professores do ensino superior, alunos de graduação e pós-graduação, vivenciando assim, uma experiência muito enriquecedora, tanto acadêmico, pessoal e profissional”.

Richard Alves afirma que “a participação na III Semana de Matemática da UFLA, foi de grande contribuição para nossos conhecimentos e para nossa evolução como futuros docentes. Pois, com ela conseguimos uma grande troca de informações com os outros participantes e tivemos a oportunidade de conhecer a universidade em si”.

Para a aluna, Andreza Faria, “o evento foi muito bem organizado no dia que estávamos presente, o lançamento do livro foi algo bem diferenciado. Os conteúdos abordados nos banners foram extremamente significantes, e vimos a Matemática aplicada de várias formas diferentes, desde conteúdo da Matemática Financeira, como também na Modelagem Matemática, a aplicação em outros cursos como a Engenharia Mecânica. Vimos que fomos muito bem recebidos por ser de outra Instituição Federal, onde isso nos motivou mais ainda no momento da nossa apresentação”.

Mais informações sobre o evento em: http://www.dex.ufla.br/semat/iiisemat/index.html