Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação

 Nos dias 12, 13 e 14 de agosto foi realizado o VIII Seminário de Iniciação Científica (VIII SIC 2019) e o I Seminário Saberes de Extensão no IFMG – Campus Ribeirão das Neves.

O Secretário de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (SEPPG), Lélis Pedro de Andrade, marcou presença juntamente com os autores dos cinco trabalhos aprovados, sendo resultados de projetos de iniciação científica e de extensão do IFMG - Campus Formiga.

 

Participantes – Campus Formiga

 

Um dos trabalhos foi premiado como terceiro melhor trabalho apresentado no evento, conforme informações a seguir:

 

Título do trabalho: A-RBR: sistema de alerta durante o rompimento de barragem de rejeito de minério

Autores: Bruna Cristina Mendes, José Luiz Maciel, Fernando Paim Lima (Orientador) e Paloma Maira de Oliveira Lima (Coorientadora)

 

Bruna Cristina Mendes – estudante do curso de Ciência da Computação, relata: “Esse ano tivemos a oportunidade de participar do Seminário de Inovação Científica (SIC), que ocorreu em Ribeirão das Neves, e foi uma experiência totalmente nova para mim. Nosso projeto foi escolhido para uma apresentação oral no evento, o que foi uma honra para a equipe e para o Campus. Foi uma honra maior ainda que nossa apresentação tenha ficado em terceiro lugar na premiação do evento, e isso não seria possível sem a ajuda dos nossos orientadores Fernando Paim Lima e Paloma Maira de Oliveira Lima sem o auxílio da Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação do IFMG – Campus Formiga. Obrigada pela oportunidade”.

 

José Luíz Maciel Pimenta, estudante do curso de Ciência da Computação, relata: “No início deste ano tive a oportunidade de trabalhar como voluntário no projeto de iniciação científica, devido ao comprometimento e empenho de todos da equipe tivemos a oportunidade de participar do seminário de inovação cientifica (SIC) em Ribeirão das Neves. O seminário foi uma experiência inovadora e única, pois o nosso trabalho que desenvolvido durante o primeiro semestre deste ano foi escolhido para uma apresentação oral na qual ele foi premiado com o terceiro lugar”.

 

Demais trabalhos do IFMG – Campus Formiga aprovados e apresentados no VIII SIC 2019:

 

- Escola de Futsal: uma experiência do IFMG - Campus Formiga

Autores: Felipe Diego da Silva e Luiza Aguiar dos Anjos

 

- Estratégias de Ensino envolvendo Matemática e Educação Musical nas Escolas

Autores: Daiana Luiza de Sá, Mariana Costa Lourenço e Chrisley Bruno Ribeiro Camargos

- Matemática e Redação: uma relação possível e necessário

Autores: Marcelo Vilano e Danielli Ferreira Silva

 

- IF-Conselho: sistema para auxilio a tomada de decisões em reuniões do conselho de classe no âmbito do IFMG

Autores: Gabriel Guimarães, Leandro Pinheiro, Lucas Sousa, Paloma Oliveira Maira Lima e Fernando Paim Lima

 

Seguem abaixo demais depoimentos dos participantes:

Trabalho intitulado “Escola de Futsal: uma experiência do IFMG - Campus Formiga”

 Felipe Diego da Silva, estudante do curso de Engenharia Elétrica, relata: “participei do Seminário de Iniciação Científica do ano passado, no Campus de Sabará, e tive a oportunidade de participar novamente este ano, onde apresentei um projeto de Extensão no qual sou bolsista. A experiência de participar de um evento como este, me proporcionou contato com pessoas de diferentes Campus, onde foi possível vivenciar vários outros projetos, além é claro, de apresentar um pouco sobre o nosso projeto, trocando ideias de melhorias

 

 

Trabalho intitulado “Matemática e Redação: uma relação possível e necessário”

 Marcelo Vilano, estudante do curso de Licenciatura em Matemática, relata: “Poder participar do VIII SIC em Ribeirão das Neves pode nos proporcionar uma grande troca de experiências e saberes entre os alunos e professores que estavam presentes, além de poder conhecer um pouco da realidade de cada aluno, o que vem sendo objeto de estudos em outros campus e o que motivaram o desenvolvimento de seus trabalhos, evidenciando assim a relação entre ensino, pesquisa e extensão”.

 

 

Trabalho intitulado “Estratégias de Ensino envolvendo Matemática e Educação Musical nas Escolas”

 Mariana Costa, estudante do curso de Licenciatura em Matemática, argumenta que "Ter a oportunidade de participar do VIII SIC foi extremamente importante, pois, ao trocar experiências com outros pesquisadores pude conhecer outros trabalhos, outras realidades e ter ainda mais ciência do quanto o investimento a pesquisa é essencial. É importante lembramos que, as pesquisas não favorecem somente o "âmbito acadêmico", mas a sociedade como um todo."

 

 

Trabalho intitulado: “IF-Conselho: sistema para auxilio a tomada de decisões em reuniões do conselho de classe no âmbito do IFMG”

 Leandro Souza Pinheiro estudante do curso de Ciência da Computação, relata: “Minha primeira participação no VIII SIC - Ribeirão das Neves 2019,  foi uma excelente oportunidade de aprendizado, através da troca de conhecimento com as apresentações. Fiquei muito feliz em ter a oportunidade de participar do evento de alto nível técnico. Que me  proporcionou saltos de conhecimento e um ótimo momento para troca de informações e aprendizado.”



 
Para o topo.