Da esquerda para direita: Rodrigo Francino, Álita Castro, Sabrina Leal, Suélly Freitas, Milena Oliveira, Daiane Arantes, Luciene Oliveira e Karen Cristine

Estudantes do sétimo período do curso de Bacharelado em Administração e do quinto período de Tecnologia em Gestão Financeira participaram do III Simpósio de Inovação, Empreendedorismo e Gestão Pública (SIEGEP) realizado no dia 13 de junho de 2019 na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O trabalho apresentado por Karen Cristine Fernandes intitulado “Impacto de disciplinas de empreendedorismo baseadas na abordagem do design thinking na intenção empreendedora de estudantes de cursos de graduação”, orientado pelo professor Miguel Rivera Peres Júnior, foi considerado o melhor artigo do evento.

Os estudantes Luciene de Oliveira, Álita Castro dos Santos, Milena Silva de Oliveira, Rodrigo Francino da Silva, Sabrina Luiza Leal, Suélly Freitas da Cruz e Karen Cristine Fernandes do curso de Administração, e Daiane Ferreira Arantes Beraldo, de Gestão Financeira, foram acompanhados pelo professor Alisson Ferreira de Castro.

O evento proporcionou aos alunos, um dia cheio de aprendizados sobre Empreendedorismo e Inovação, sendo que todos os trabalhos apresentados pelos estudantes do Campus Formiga foram bem avaliados e elogiados, além de ter sido obtida a premiação de melhor artigo do evento.

Os outros trabalhos apresentados por Rodrigo Francino, Suélly Freitas e Daiane Arantes receberam elogios, sendo os títulos de cada autor, respectivamente: “Gestão de estoque: estudo sobre medicamentos de uma farmácia do município de Arcos-MG, franqueada a uma grande rede farmacêutica”; “Aplicação do lote econômico de compras: estudo de caso em uma empresa  varejista de produtos saneantes domissanitários”; e “Método Sarima aplicado para previsão de demanda em uma loja varejista de produtos naturais”.

Para o professor Alisson Ferreira o evento foi um momento de grandes aprendizados para todos os alunos, que apresentaram bons trabalhos e tiveram um reconhecimento positivo acerca de todo esforço empenhado. “O evento proporcionou a esses alunos, um dia cheio de experiências positivas sobre práticas empreendedoras e inovação que, com certeza, acrescentou muito em suas formações e que levarão esse aprendizado para a vida toda".

Alunos que apresentaram os trabalhos no evento: da esquerda
para a direita: Rodrigo Francino, Suélly Freitas, Karen Cristine
e Daiane Arantes

Os estudantes descrevem suas experiências:

Rodrigo Francino da Silva: “Foi muito importante poder apresentar um trabalho feito por mim e meus colegas em um local fora do habitual e bem prestigiado como a UFLA, trabalho esse fruto de muito esforço e dedicação. Além disso, trouxemos na bagagem uma experiência incrível e uma motivação maior ainda para continuar desenvolvendo estudos como esse”.

Suélly Freitas da Cruz: “Gostaria de frisar que a oportunidade de participar de eventos assim pra nós, estudantes, é de grande valia, já que nos proporciona agregação de conhecimento e estar lá pra participar ativamente foi uma experiência muito boa! O evento estava sensacional”.

Karen Cristine Fernandes: “A experiência de participar do III SIEGEP foi gratificante. O evento proporcionou uma visão holística sobre os estudos recentes nas áreas de Inovação, Empreendedorismo e Gestão Pública. Uma excelente oportunidade de aprendizado e interação com outros pesquisadores”.

Para que os estudantes pudessem ir ao evento, o Campus disponibilizou o transporte. Destaca-se ainda que, a maioria dos trabalhos apresentados foi orientada pelo professor Marcos Antônio Alves, que desenvolveu os artigos na disciplina de Administração da Produção em 2018, durante o 6º período de Administração.