Natália Rodrigues de Melo possui mestrado em Engenharia Elétrica

O Polo de Inovação IFMG contratou uma nova professora visitante por meio de processo seletivo simplificado oriundo do edital 48/2019. A docente Natália Rodrigues de Melo é ex-aluna do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG - Campus Formiga). Ela se gradou em Engenharia Elétrica em 2016 e, recentemente, concluiu o mestrado também em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Natália de Melo cursou parte da graduação na University of Michigan, nos Estados Unidos, por meio de intercâmbio promovido pelo programa Ciência sem Fronteiras em 2015. A professora também atua como colaboradora no Grupo de Soluções em Engenharia (GSE), um grupo de pesquisas do IFMG - Campus Formiga.

Além de ministrar disciplinas relacionadas às áreas de Algoritmos e Programação e Inovação nos cursos ofertados pelo IFMG - Campus Formiga, a professora visitante também desenvolverá atividades de prospecção, especificação de propostas técnicas e execução de projetos de PD&I no âmbito do Polo IFMG.

O Polo de Inovação possui papel fundamental na aproximação entre a indústria e as instituições de pesquisa tecnológica. Essa ação gera benefícios para ambas as partes envolvidas, além de possibilitar maior atuação profissional dos alunos. Natália comentou sobre sua participação nos projetos desenvolvidos pelo Polo. “Fazer parte da equipe do Polo de Inovação é, sem dúvidas, uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento. Acredito que este seja o momento de colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante minha formação e contribuir para que os resultados esperados sejam alcançados”, enfatizou.

O professor João Paulo também atuou como pesquisador em
projeto no Polo

De aluno a professor e pesquisador

Assim como Natália, o professor visitante do Polo IFMG João Paulo Fernandes de Cerqueira César também é ex-aluno do Campus Formiga. João Paulo, que é graduado em Ciência da Computação e possui mestrado na mesma área pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), está no Polo de Inovação desde julho de 2017. O docente também foi contratado por meio de processo seletivo simplificado, cujo contrato será finalizado em julho deste ano.

Como pesquisador, João Paulo participou da equipe do projeto “Carro Verde”, coordenado pelo professor doutor Bruno Ferreira. O projeto, que teve início em fevereiro de 2018, teve o objetivo de implementar um sistema de coleta e descoberta de informações na Web capaz de extrair de forma semiautomática informações relacionadas a veículos e peças automotivas. “Carro Verde” foi o quarto projeto assinado pelo Polo IFMG.