A Jornada de Arte e Cultura 2019, evento realizado no IFMG – Campus Formiga nos dias 03 e 04 de junho,  contou com mais de 1800 inscritos distribuídos entre as 53 atividades ofertadas. No evento, que também teve a participação do público externo, foram realizadas atividades que proporcionaram descontração e aprendizagem em diferentes temas, como por exemplo, na conscientização ambiental.

Além da exposição sobre o rompimento da barragem em Brumadinho, houve o recolhimento de lixo eletrônico, no qual foram entregues pela comunidade, monitores e teclados de computadores, televisor, impressoras de pequeno porte, pilhas e baterias, eletrodomésticos  e telefones antigos, entre outros itens. Esse material será entregue a uma empresa especializada nesse tipo de descarte de material da cidade de Divinópolis.

O objetivo da Jornada foi ampliar os conhecimentos técnicos, teóricos e culturais dos participantes, por isso, as atividades propostas, com a participação dos alunos e professores  incluíram apresentações musicais,  de dança, oficinas, palestras, jogos e competições.