Três egressos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação estão cursando mestrado em universidades federais, todos na área de Ciência da Computação.

Samuel Terra Vieira e Wesley Henrique Batista Nunes estão cursando na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Danilo da Silva Alves está na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), tendo sido esta sua opção, já que foi aprovado em outras três universidades.

As áreas de pesquisas dos egressos são, respectivamente, Redes de Computadores e Sistemas Embarcados, Inteligência Computacional e Otimização Combinatória. A seleção dos estudantes para ingresso na pós-graduação começou com a realização do Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP), uma prova direcionada à área de Ciência da Computação, seguida de análise curricular, na qual toda a atividade de pesquisa é pontuada. Danilo também participou de entrevista e apresentou cartas de recomendação. Ele foi contemplado com bolsa pelo CNPq.

Os três egressos participaram, durante a graduação, de projetos de pesquisas e afirmam que a experiência adquirida é essencial nas escolhas futuras.

Samuel Terra Vieira desenvolveu um cluster computacional juntamente com os professores Diego Mello da Silva, Everthon Valadão dos Santos, Rafael Vinicius Tayette e Reginaldo Gonçalves. “O projeto contribuiu na minha experiência como pessoa e no interesse na realização de pesquisas; me fez ter uma formação com um conhecimento além do que é oferecido na grade do curso. Com o projeto de pesquisa obtive interesse e afinidade com a área de redes de computadores, o que me levou ao desenvolvimento de um projeto de conclusão de curso nesta área e consequentemente na linha de pesquisa que curso hoje no mestrado. Recomendo a todos que façam projetos de pesquisa. No futuro espero aplicar tudo o que venho aprendendo desde a graduação, continuar os estudos e ser um bom profissional”.

Wesley Henrique Batista Nunes participou do projeto INFOVIAS, um Sistema Inteligente para Usuários de Rodovias voltado para área de programação mobile. Segundo o estudante, o projeto não tem relação direta com a linha de pesquisa que está hoje, mas contribui para a pontuação no processo seletivo para o mestrado, que leva em consideração projetos de pesquisa. “Assim que terminar o mestrado, pretendo iniciar um doutorado, continuando a pesquisa do meu projeto atual”.

Danilo da Silva Alves participou de dois projetos: 1 - Desenvolvimento de um Software de Coleta e Gerenciamento de Dados referentes aos Indicadores Econômicos Regionais através de Dispositivos Móveis; 2 - Problema de Roteamento de Veículos Capacitados com Coleta e Entrega: Estudos Teóricos para Implementação de Itinerários de Ônibus Coletivos Municipais, sendo este último na área de otimização, a qual ele escolheu para cursar o mestrado. “Pretendo continuar na área acadêmica, cursar o doutorado e atuar como professor e pesquisador”.

Os mestrandos valorizam o aprendizado adquirido através do IFMG e incentivam àqueles que estão na graduação a não desistirem.

“Várias pessoas fizeram parte de tudo que sou hoje. Meus pais, que sempre me apoiaram e acreditaram em mim, minha namorada, Thaís, que sempre me apoia e me dá bons conselhos e todos os professores que convivi na minha graduação, em especial os professores Everthon Valadão e Diego Mello pela didática e profissionalismo. Não desistam dos seus sonhos e sigam sempre acreditando no seu melhor, acreditem no seu potencial. É normal passar por dificuldades na graduação, todo mundo passa por isso. Continuem se esforçando e estão todos no caminho certo. Só se constrói um Brasil melhor, com educação”. Samuel Terra Vieira

“Todos os professores do IFMG me prepararam bem para pode entrar no mestrado, mas em especial, meu orientador Everthon Valadão. Quando conheci pessoas novas na UFLA, pude perceber que o ensino do IFMG não deixa a desejar em relação às outras universidades. Caso queiram fazer uma pós-graduação, o IFMG irá te preparar muito bem. Agradeço tudo que o IFMG me proporcionou e todo o conhecimento que pude adquirir”. Wesley Henrique Batista Nunes

“Deixo aqui meus agradecimentos à minha mãe, Elza, que em momento algum poupou esforços ao me apoiar. Sem ela, nada disso seria possível. Aos professores Diego Mello e Everthon Valadão, que se tornaram um modelo profissional, por todo apoio fornecido durante o curso e por compartilharem comigo suas experiências. Agradeço aos amigos que conquistei durante o percurso, que se tornaram minha família ao longo destes anos. Com eles pude compartilhar minhas alegrias e minhas tristezas. Com eles aprendi que, por mais que as coisas estejam ruins, na companhia de amigos a carga é dividida e a angústia é aliviada. Busquem conhecimento e sigam em frente com seus sonhos e ideais, independente do que aconteça”. Danilo da Silva Alves