No dia 23 de maio, estudantes do 4º ano do curso Técnico em Eletrotécnica que cursam a disciplina de "Geração de Energia Elétrica", acompanhados do professor Diego Izidoro, realizaram uma visita técnica à Usina Termelétrica Igarapé – localizada em Juatuba/MG.

O professor relata que os alunos estavam estudando em sala de aula o funcionamento de usinas termelétricas na disciplina de Geração de Energia Elétrica, assim, “a visita foi muito importante para os alunos conhecerem de perto os processos e equipamentos. Como a usina não estava em operação durante a nossa visita, foi possível chegar bem próximo da caldeira, da turbina e do gerador. Também visitamos as instalações onde se faz o tratamento da água, que é captada no rio, os tanques de armazenamento de combustível, a sala de supervisão e controle e a subestação da usina."

A Termelétrica de Igarapé é uma usina pertencente à Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), localizada no município de Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A usina começou a operar em 1978 e foi projetada para garantir o atendimento da demanda de energia elétrica em períodos hidrológicos desfavoráveis. A potência instalada da usina é de 131 MW.