Os alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a professora supervisora do Programa, Fernanda Santos, realizaram a I GINCALCULANDO – Gincana Matemática do IFMG – Campus Formiga com os estudantes do 2º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, no dia 11 de maio.

O objetivo foi favorecer aos alunos oportunidades que priorizem seu desenvolvimento global, privilegiando as áreas afetiva, social e cognitiva, trabalhando as relações interpessoais de modo a proporcionar um espaço de confiança mútua. Além disso, promover o conhecimento através de atividades lúdicas e jogos dotando-se das influências exercidas pelas novas tecnologias e seus objetos. Igualmente, tais atividades foram relevantes para que houvesse troca de experiências e socialização entre alunos, professores, bolsistas do Pibid e demais colaboradores do Campus, promovendo assim, um ambiente de respeito, interação, integração e aprendizagem.

Os bolsistas do Pibid envolveram-se no preparo das tarefas e cada qual sugeriu uma proposta de atividade para que os alunos pudessem realizar dentro do espaço escolar, propondo atividades-desafio onde o aluno desenvolva o raciocínio na resolução de problemas, promovendo integração, união, diversão, entretenimento, companheirismo e espírito esportivo entre os participantes do evento, estimulando os participantes para o estudo da Matemática, mostrando que existe uma maneira divertida de se estudar, propondo a resolução de situações-problema dentro dos conteúdos trabalhados nas aulas.

Dias antes da realização da Gincana foi passada aos alunos uma tarefa cujo objetivo era a arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos, que posteriormente serão doados pela equipe de organização da Gincana.

A primeira atividade no dia da Gincana foi a apresentação e o “grito de guerra” das equipes, seguidas das demais atividades programadas. Cada equipe (turma) foi avaliada pela pontuação estipulada para a realização das tarefas e, em alguns aspectos específicos como: desempenho, caracterização, organização, animação e comportamento.

Para o bolsista Patrick Oliveira, a Gincana “foi uma experiência gratificante. Embora tenha sido a primeira vez, surpreendeu-nos a organização e dedicação que os próprios alunos demonstraram. Mais do que vencidos e vencedores, reforçaram seus vínculos de amizades e se uniram por um bem maior quanto à doação dos alimentos e roupas. Houve algumas falhas, próprias da inexperiência, que foram necessárias para lapidarmos a próxima. Acreditamos que começamos a trilhar um bom caminho como futuros professores de Matemática, no resgate e na continuidade de um ensino de qualidade e igualitário para todos”.

A atividade teve apoio da Direção de Ensino do Campus tanto nos quesitos técnicos e estruturais e provendo materiais necessários.