Documento define prioridades, objetivos e competências para que ações de ensino, pesquisa e extensão comecem a desenvolver propostas para a modalidade
O Conselho Superior aprovou, no dia 30 de abril, a Resolução nº 17/2019, que estabelece a Política de Educação a Distância (EaD) do IFMG. Conforme o documento, foram regulamentadas as prioridades, objetivos, fluxos de processos e competências de cada um dos atores envolvidos na oferta de disciplinas, cursos, programas e ações de capacitações a distância. A partir de agora, as pró-reitorias e os campi poderão seguir diretrizes para avançar no desenvolvimento da modalidade no âmbito de sua institucionalização no IFMG.
A resolução estabelece quais são as prioridades na implementação de propostas. Dessa forma, os esforços institucionais serão direcionados para o desenvolvimento de cursos abertos e livres de curta e média duração; cursos de formação inicial e continuada; cursos técnicos de nível médio; cursos de graduação; disciplinas a distância; e cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. Programas que envolvam ensino, pesquisa e extensão poderão trabalhar em propostas que utilizem metodologia EaD.
Estruturada pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional, a política será implementada com o suporte do Núcleo de Apoio à Educação a Distância (NEAD), que fará a articulação para viabilizar projetos nos campi e Reitoria. De acordo com Paulo Leão, diretor de Desenvolvimento Institucional, o NEAD “vem sendo criado na perspectiva de emancipação da EaD”. “É um núcleo central, que vai coordenar a Política, atender demanda das pró-reitorias e também dos campi. Nossa intenção é discutir também com as unidades acadêmicas, por meio de um fórum permanente já criado, que contará com representantes dos campi. Eles serão os pontos de contato da EaD nas unidades, fazendo a interlocução das ações”, afirma.
Ampliação da EaD e fortalecimento
Desde o ano passado, o IFMG tem atuado para fortalecer as iniciativas de institucionalização da EaD. Cursos como a Especialização em Docência, ofertada pelo Campus Arcos, é voltada a professores, com vistas a propiciar o aperfeiçoamento de saberes pedagógicos dos docentes. O IFMG utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Moodle, por meio do qual os usuários acessam o conteúdo didático e informações acadêmicas relacionadas às disciplinas. De acordo com Paulo Leão, a gestão da plataforma Moodle terá gestão compartilhada entre a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e os campi, garantindo a autonomia das unidades acadêmicas na implantação de suas ofertas . “O campus que ofertar cursos EaD terá seu próprio ambiente dentro do Moodle do IFMG”, explica.
Além disso, dois estúdios de produção já estão em funcionamento. Nesses espaços, localizados na Reitoria e no CampusArcos, podem ser gravadas videoaulas e materiais didáticos diversos para enriquecimento dos cursos e disciplinas. A montagem de outros quatro estúdios está prevista para os próximos meses.
Paralelo a essas ações de infraestrutura, a Pró-reitoria de Ensino trabalha para ofertar, já no segundo semestre, disciplinas a distância. Com o lançamento do edital de professor conteudista, foram selecionados profissionais que irão elaborar materiais didáticos a serem utilizados em três disciplinas: Libras/Educação Inclusiva, Inovação e Empreendedorismo, e Metodologia Científica. Também será lançado, ainda neste mês, a Instrução Normativa que vai regulamentar a oferta de até 20% de disciplinas EaD nos cursos presenciais da instituição.
Essas ações, aliadas ao trabalho a ser desenvolvido com a implementação da Política, darão condições para que o IFMG ofereça cursos técnicos, graduação e pós-graduação a distância. Esse objetivo, de acordo com Paulo Leão, foi definido no novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a ser publicado em breve.