Reunião de um dos Grupos de Pesquisa do Campus, o GSE

O IFMG atualizou a Instrução Normativa que estabelece os critérios e procedimentos para criação, manutenção e acompanhamento das atividades dos Grupos de Pesquisa no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, integrados à base de dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Campus Formiga possui, hoje, seis (6) grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, em funcionamento. Um exemplo é o Grupo de Soluções em Engenharia (GSE) que realizou no dia 13/03/2019, a primeira reunião oficial de 2019.

Mais do GSE

A reunião contou com a presença de alunos que irão desenvolver trabalhos de iniciação científica no ano de 2019. Serão responsáveis pelas orientações os professores Ana Paula, Danielle Costa, Gustavo Lobato, Mariana Guimarães e Patrick Santos. Assim como dos demais pesquisadores do Grupo CNPq, Aline Fraga, Andrey Gustavo, Cíntia Arantes, Natália Melo, Paula Resende, Saulo Carvalho.

O grupo apresenta algumas das pesquisas que terão início em 2019: Desenvolvimento de Vehicle Functions; Alternativa educacional para ensino do eletromagnetismo; Desenvolvimento de uma bancada didática para utilização em laboratórios de engenharia elétrica; Proposição de novo enquadramento tarifário, análise de eficiência energética e criação de índice de eficiência para serviço autônomo de água e esgoto; Ferramenta computacional de modelagem e simulação de painéis fotovoltaicos (em parceria com o Prof. Rafael Tayette); Desenvolvimento de protótipo de sistema de abastecimento de água automatizado; Estudo de caso: eficiência energética no processo de engorda de frango no sistema integrado; Desenvolvimento de uma infraestrutura para análise estatística em Big Data.

Alguns números associados ao GSE no ano de 2018, não computando eventos do IFMG, constam que:

- Alunos orientados em projetos de iniciação científica: 14
- Artigos aprovados (com participação em congressos): 08