Crianças do Patronato São Luis e do CEMEI em oficina de robótica ministrada por Mateus

O estudante Mateus Henrique Vieira Miranda, do curso técnico integrado em Informática do IFMG – Campus Formiga, foi premiado com um bolsa de Iniciação Científica do CNPq para o ano de 2019 com o objetivo de possibilitar a continuidade do desenvolvimento do trabalho submetido e apresentado por ele na Mostra Nacional de Robótica em João Pessoa / PB entre 7 e 11 de novembro de 2018.

Trata-se do projeto desenvolvido pelo estudante e orientado pela professora Denise Ferreira Garcia Rezende “Robótica como apoio a crianças com dificuldade de aprendizagem” onde participam alunos do Patronato São Luiz e do CEMEI. São oficinas de robótica orientadas com o objetivo de mostrar aos participantes que é possível, através de montagem e programação de robôs, quebrar barreiras de conhecimento e desenvolver aptidões de forma prática e lúdica.

Para o estudante, “realização define o que sinto ao ver que este projeto, com tão fortes vínculos sociais e educacionais, ser reconhecido e premiado a nível nacional antes mesmo da publicação dos anais da Mostra Nacional de Robótica. Me orgulho em ter criado e desenvolvido este projeto no IFMG e por ter agora, a oportunidade de perpetuá-lo dentro da instituição com fomento da bolsa de iniciação científica”.

A orientadora do projeto, professora Denise Rezende, afirmou que está “muito, muito feliz mesmo com o resultado de um trabalho que foi tão prazeroso e gratificante. Quando levamos a Robótica atrelada ao intuito educacional, não tem como esperar outro resultado”.

Mostra Nacional

A participação na Mostra Nacional de Robótica possibilitou a apresentação de um trabalho e de um artigo acadêmico realizado pelo aluno Mateus Henrique Vieira Miranda, ambos intitulados “Robótica como apoio a crianças com dificuldade de aprendizagem”.

Estudante do curso técnico em Informática apresenta trabalho em João Pessoa