Os alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Eletrotécnica do IFMG - Campus Formiga realizaram visita técnica na VLI Logística, considerada a maior oficina de manutenção de locomotiva e vagões da América Latina, localizada em Divinópolis/MG, no dia 21 de novembro. Os alunos foram orientados pelos professores Gustavo Lobato Campos e Mariana Guimarães dos Santos como parte do conteúdo da disciplina de Máquinas Elétricas e Acionamentos e de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do Grupo de Soluções em Engenharia (GSE).

Os visitantes foram recebidos no centro de convivência da empresa onde o analista de relações internacionais, Marcelo Quintino, deu as boas vindas e explicou um pouco a respeito dos ramos de atuação e setores da empresa. Em seguida, o supervisor de manutenção, Jeferson Navegante, acompanhou a turma passando por diversos setores da empresa e explicando detalhadamente as funções e tipos de operações desenvolvidas em cada um. “Dentre os setores visitados podemos destacar: (i) o laboratório de eletrônica, onde é realizada toda a parte de manutenção e testes de componentes eletrônicos; (ii) os galpões onde são realizados os reparos leves e pesados nas locomotivas e (iii) o setor de gestão da manutenção, no qual o supervisor explicou como é realizado todo o planejamento de manutenção e como são tratadas as questões de segurança e prazos e metas dentro da empresa. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as partes externas e internas de uma locomotiva que estava em manutenção”, detalha a professora Mariana Guimarães.

Para os estudantes, a visita contribuiu para abrir seus horizontes. Ana Vitória disse que a visita técnica à empresa VLI foi de enorme importância para a formação técnica dos alunos do 3º ano de Eletrotécnica, pois permitiu que eles observassem a aplicação e o funcionamento de máquinas elétricas. Além disso a aluna ressaltou que a visita apresentou novas opções de atuação profissional nesta área e que reforçou a importância do transporte ferroviário para logística do país.

Gláuber Leal Silva comentou que a visita o permitiu perceber como são aplicados os conhecimentos adquiridos no IFMG. Como exemplos, o aluno cita a aplicação de microcontroladores no comando das locomotivas e a utilização das máquinas elétricas (motores e geradores) no transporte das cargas.  Além disso, o aluno diz que a possibilidade de conhecer a empresa serviu para apresentar novas possibilidades de inserção no mercado.

Os professores que organizaram a visita agradecem a todos que contribuíram para o sucesso da mesma. “Agradecemos ao analista de relações internacionais, Marcelo Quintino, e ao supervisor de manutenção, Jeferson Navegante pela receptividade e atenção. Fica também o agradecimento ao nosso egresso do curso de Eletrotécnica, Samuel Cambraia, hoje funcionário da VLI, que acompanhou parte da visita, e fez um breve relato sobre sua experiência, desde o processo de seleção, assim como das atividades que realiza, destacando a importância da formação recebida no IFMG. Este relato serviu de motivação para os futuros formandos. Agradecemos também ao setor e Pesquisa e Extensão do Campus Formiga, pelo incentivo para realização da visita por meio de apoio financeiro aos alunos e disponibilização do veículo oficial”.