MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

 

Para a obtenção do título de Mestre em Administração, é necessário:

a) cumprir 12 créditos, equivalentes a 180 horas, de disciplinas obrigatórias;

b) cumprir 12 créditos, equivalentes a 180 horas, de disciplinas optativas;

c) cumprir 2 (dois) créditos, equivalentes a 30 horas, de Atividades de Práticas Supervisionadas;

d) cumprir 4 (quatro) créditos, equivalentes a 60 horas, referente à defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso;

e) realizar o nivelamento em Matemática Financeira;

f) realizar e ser aprovado no exame de qualificação do Trabalho de Conclusão de Curso; e

g) comprovar a proficiência em língua inglesa no ato da inscrição.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

Componentes Curriculares

Créditos*

Natureza

Nivelamento em Matemática Financeira

0

Obrigatória

Disciplinas Obrigatórias

12

Obrigatória

Disciplinas Optativas

12

Optativa

Atividades práticas supervisionadas

2

Obrigatória

Exame de Qualificação

0

Obrigatória

Comprovação de proficiência em língua inglesa

0**

Obrigatória

Trabalho de Conclusão de Curso

4

Obrigatória

Notas:

* 1 crédito equivale a 15 horas

** A comprovação de língua inglesa deverá ser apresentada no processo seletivo ou no decorrer do curso.

Obs: O período máximo de conclusão do curso é de 24 meses.

 

DICIPLINAS OBRIGATÓRIAS

N.

Disciplinas

Créditos

Ementas

1

Teoria de Finanças

2

Origens e Evolução das Finanças; Princípios de Finanças Corporativas; Finanças, Inovação e Crescimento Econômico; Estrutura de capital; Criação de valor; Risco e retorno; Seleção de portfólios de Markowitz; Eficiência e equilíbrio de mercado; Modelos de precificação de ativos financeiros; Finanças comportamentais.

2

Metodologia de Pesquisa

2

Conceito de ciência e natureza do conhecimento científico; Importância da pesquisa científica para a gestão das organizações; Bases de periódicos e critérios para avaliação de publicações científicas; Técnicas para revisão de literatura; Abordagens qualitativas e quantitativas de pesquisa; Tipos de pesquisa; Técnicas de coleta e análise de dados; Planejamento e execução de projetos de pesquisa; Ética em pesquisa científica.

3

Teorias das Organizações

2

 A Organização como campo de estudos. Burocracia e tipos de racionalidade nas organizações. Diferentes enfoques teóricos sobre as organizações: Teoria institucional, Teoria Evolucionária, Teoria de Custos de Transação. Teoria de Agência, Organizações em rede. Perspectivas futuras para teoria da organizações.

4

Introdução à Ciência dos Dados

4

Introdução à Linguagem R. Estruturas de Dados no R. Introdução à Programação em R. Acesso a Bancos de Dados Financeiros, Importação e Representação de Dados Financeiros. Elaboração de Relatórios, Dashboards e Comunicação de Resultados de Análises. Modelo Clássico de Regressão Linear e Aplicações.

5

Pesquisa Científica, Técnica e Tecnológica

2

A natureza da pesquisa científica, técnica e tecnológica. Produtos bibliográficos, técnicos e tecnológicos. A importância e a forma de um Projeto de Pesquisa; definição do tema de pesquisa; definição do problema de pesquisa; objetivo geral e objetivos específicos da pesquisa; definição da metodologia de pesquisa e construção de um referencial teórico e de uma revisão de literatura por meio de Revisão Sistemática e de Análise Bibliométrica. 
       

 

DICIPLINAS OPTATIVAS

N.

Disciplinas

Créditos

Ementas

7

Econometria Aplicada a Finanças

4

Fatos Estilizados sobre Retornos. Modelagem e Previsão de Séries Temporais Univariadas: Modelos ARIMA). Modelos Multivariados para Séries Temporais: Vetores Autorregressivos, Testes de Raíz Unitária e Cointegração. Modelagem da Volatilidade e Correlação: Modelos GARCH uni e multivariados). Métodos de Simulação: Método de Monte Carlo.

8

Governança Corporativa

2

Governança corporativa; Princípios e códigos de governança corporativa; Modelos de governança no Brasil e no mundo; Histórico, evolução e tendências da governança corporativa no Brasil; Mecanismos de governança corporativa; Governança corporativa em empresas familiares. Teoria da agência; Teoria da psicologia social; Princípio: uma ação um voto.

9

Economia e Finanças Comportamentais

2

Abordagem tradicional do comportamento dos agentes econômicos. Evolução do pensamento em Economia e Finanças, anomalias e críticas à abordagem tradicional com ênfase na racionalidade. Economia e Finanças comportamentais, seus objetivos, conceitos e aplicações. Ciências comportamentais aplicadas aos processos decisórios: aspectos cognitivos e emocionais. O componente emocional no processo de tomada de decisão. Teoria do Prospecto e julgamento em condições de incerteza.

10

Métodos Computacionais Aplicados à Finanças

2

Modelagem e projeto de algoritmo em investimentos em ações; Mercado de ações, escolas de análise, frequências de investimento, gestão de risco, simulação do mercado de ações, fluxo de ordens, aprendizado de máquina aplicado, arbitragem estatística, análise de notícias, estratégias de investimento, negociações utilizando a microestrutura do mercado. 

11

Decisões Financeira de Curto Prazo

2

Estrutura e análise das Demonstrações Contábeis; Gestão estratégica de ativos e passivos circulantes; Ciclo Financeiro e Ciclo Operacional; Necessidade de capital de giro; Gestão dinâmica do capital de giro; Geração e controle do fluxo de caixa operacional; Financiamento das atividades e crescimento sustentável; Fluxo de caixa livre; Estratégias focadas no lucro; e Estratégias financeiras de curto prazo.

12

Avaliação Financeira de Projetos

2

Propósitos da análise financeira de projetos. Métodos de avaliação financeira. Ferramentas para análise econômica de projetos. Substituição de equipamentos. Custo de capital, fontes de capital e efeitos no estudo de viabilidade financeira. Proposta de modelos técnicos e financeiros para organizações. Escolha de projetos sob racionamento de capital. Análise de sensibilidade e de cenários. Técnicas de simulação aplicadas à avaliação financeira de projetos de investimento.

13

Métodos Qualitativos de Pesquisa

2

As abordagens quantitativas e qualitativas de pesquisa: semelhanças e diferenças. Início do processo de pesquisa qualitativa: formulação do problema e revisão de literatura. Delineamento de pesquisas qualitativas. Instrumentos e técnicas de pesquisa: características, possibilidades e limites. Coleta e análise de informações qualitativas. Produção de relatórios de resultados de pesquisas qualitativas. Métodos mistos de pesquisa.

14

Decisões e Estratégias de Investimentos

2

Ativos financeiros; Mercado de capitais; Diversificação de Markowitz; Modelo CAPM (Capital Asset Pricing Model) e seus variantes; Mercado de Opções; Mercados Futuros e a Termo, Mercado de Swaps. Gestão de riscos e estratégias de investimentos.

15

Vieses Cognitivos e Erros de Julgamento na Tomada de Decisões

2

O processo de tomada de decisões financeiras e gerenciais; definição de heurística e vieses cognitivos; como os vieses cognitivos provocam erros de julgamento e influenciam o processo de tomada decisões; os principais vieses estudados pela literatura.

16

Inteligência Computacional Aplicada às Decisões financeiras

2

Processo decisório; Sistemas de apoio a decisão; Conceito de Inteligência Computacional. Redes Neurais. Lógica Fuzzy e Sistemas Especialistas. Computação Evolutiva.

17

Gestão Avançada de Tributos

2

Visão geral dos tributos e suas classificações; matriz tributária brasileira; elisão e evasão fiscal; principais linhas de pesquisa em tributação; tributos sobre a renda e sua influência no resultado das empresas; tributos sobre consumo e sua influência no preço de venda e na gestão da empresa; planejamento societário com fins tributário; planejamento tributário para pequenas e médias empresas; comportamento do contribuinte; relação do planejamento tributário com as políticas de governança corporativa; relação dos tributos com o pagamento de lucros (dividendos) e de juros sobre o capital próprio.

18

Finanças Públicas

2

O processo de elaboração, implementação e avaliação do orçamento no setor público. Análise de modelos participativos no planejamento, execução e monitoramento do orçamento. Planejamento financeiro e orçamentário governamental, modelos e avaliação de orçamento público, acompanhamento e controle financeiro de programas do governo, gerenciamento e medição de desempenho financeiro na administração pública.

19

Pesquisa Experimental Aplicada à Finanças

2

A pesquisa experimental e sua relação com as ciências sociais aplicadas; o método experimental; fatores experimentais; tratamento; aleatorização; design de um experimento; análise experimental. 

20

Análise Multivariada

2

Tipos de variáveis, abordagens e técnicas para Análise Multivariada de Dados. Análise de variância multivariada. Análise de medidas repetidas como um caso particular de análise de variância multivariada. Testes de Hipóteses para matrizes de covariâncias. Regressão Multivariada. Análise de Componentes Principais. Análise Fatorial. Análise Canônica. Análise de Conglomerados. Escalonamento Multidimensional. Modelagem de Equações Estruturais. Análise Discriminante. Análise de Correspondências. Análise de Componentes Principais. Análise Fatorial. Análise de Clusters. Análise de Correlações Canônicas.

21

Inovação Aplicada às Finanças

2

Fundamentos, conceitos e tipos de inovação. Inovação no contexto das organizações e nos mercados. Processo de inovação. Inovação em Finanças.

22

Análise de Conteúdo

2

Pesquisa qualitativa, dados qualitativos e tratamento por Análise de Conteúdo segundo Bardin e Neuendorf.  Análise de conteúdo na prática.

23

Princípios de Otimização de Portifólio

4

Definições básicas na área de otimização. Definição de problemas de otimização. Condições de otimalidade. Convexidade. Métodos clássicos de otimização irrestrita. Implementação computacional em Python dos métodos utilizados. Otimização com restrições. Condições de Karush-Kuhn-Tucker. Conceitos básicos de otimização multiobjetivo. Problema de Otimização Vetorial. Ordenamento de soluções. O conjunto Pareto-Ótimo. Abordagem via Problema Ponderado. Retorno de um portfólio de investimento. Risco de um portfólio de investimento. Variância de um portfólio. Modelo de Markowitz. Value-at-Risk.Conditional-Value-at-Risk. Sharpe Ratio. Otimização de portfólios de investimento com base de dados atualizada em tempo real. Construção da fronteira de Pareto para portfólio de investimentos.