O Bacharel em Ciência da Computação é o profissional capacitado a solucionar problemas do mundo real, por meio da construção de modelos computacionais e de sua implementação. As oportunidades de trabalho aparecem tanto em empresas de software e hardware que desenvolvem e mantêm sistemas computacionais quanto naquelas que se utilizam desses sistemas em suas atividades diárias. Além disso, os estudantes podem focar na carreira acadêmica, desenvolvendo trabalhos de pesquisa e iniciação científica em Ciência da Computação.

O objetivo do curso é preparar profissionais de nível superior capacitados a utilizar as modernas tecnologias da área de informática e interagir com as demais áreas na orientação sobre a melhor aplicação destas tecnologias. Além de fornecer ao estudante uma forte base científica, o que o habilita a continuar estudos avançados em nível de pós-graduação em outras instituições, pretende também prepará-lo para o mercado de trabalho regional e nacional.

Segundo diversos levantamentos e pesquisas (Brasscom, Softex, Assespro, SBC), há uma significativa carência de mão-de-obra qualificada no setor brasileiro de TI (Tecnologia da Informação). Enquanto entre 2003 e 2005 havia mais especialistas em tecnologia do que oportunidades nas companhias brasileiras, a partir de 2006 o segmento passou a conviver com a escassez de pessoal. Para se ter uma ideia, a cada ano, o déficit de profissionais no mercado brasileiro de TI aumenta, gerando milhares de vagas ociosas por falta de profissionais de TI qualificados: 22.000 vagas em 2007, 71.000 vagas em 2010 e 92.000 vagas em 2011. Mantendo-se o cenário atual, a acredita-se que o déficit de trabalhadores do segmento de TI poderá chegar a 200 mil em 2013 e 750.000 em 2020.

A evolução tecnológica e as transformações sociais e econômicas exigem que as Escolas reformulem o seu papel como Centro de Formação Profissional de forma a atender às demandas do mundo do trabalho. Tem se observado a exigência de competitividade no sentido de se obter produtos e serviços com qualidade e produtividade. O setor de informática tem sido um dos fatores de dinamização do funcionamento das empresas de todas as áreas produtivas. Não se pode conceber nos tempos atuais a produção agrícola, industrial e de comércio e serviços e nem a própria vida das pessoas sem a informática. Assim, o evidente crescimento da área exige a qualificação das pessoas em todos os níveis, reforçando a iniciativa da Escola em formar profissionais empreendedores, capazes de atender às expectativas do setor em nível local e regional.

Neste contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG - Campus Formiga/MG oferece o curso de Bacharelado em Ciência da Computação, embasado nas diretrizes curriculares dos Cursos de Ciência da Computação e Informática, documento elaborado pelo MEC/SeSu (2010), nas orientações das propostas expressas nos Currículos de Referência da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), ACM (Association for Computing Machinery) e IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).


O Cientista da Computação possui uma formação com profunda fundamentação técnica e científica na área, estando apto a se inserir nos mais diversos setores profissionais, acadêmicos e científicos. Como o curso possui uma base interdisciplinar forte e tecnologicamente generalista – embora possibilite especialização em alguma área de sua escolha, permite grande flexibilidade de atuação em áreas do conhecimento que requerem o domínio de técnicas computacionais, tais como: análise, projeto e desenvolvimento de sistemas computacionais, elaboração de algoritmos para solução de problemas, gerência de redes de computadores, arquitetura, organização e manutenção de computadores, ensino e pesquisa nas diversas áreas que se aplique a computação.

A implantação deste curso se justifica através da:

• Demanda de mercado de trabalho local e regional, com a observância de uma demanda de profissionais qualificados não suprida na região centro-oeste de Minas, região na qual o Campus de Formiga encontra-se situado;
• Capacidade instalada, na escola, constituindo-se em laboratórios de aprendizagem profissional;
• Existência de pessoal docente habilitado para condução do curso;
• Para promover o constante desenvolvimento, a região carece de profissionais criativos, com visão crítica e socialmente responsável, que sejam capazes de atuar em conjunto com diversas áreas, contribuindo para o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias.

Objetivos

Dar ao aluno uma formação em Ciências, a fim de que este possa ser capaz de compreender os fundamentos do conhecimento científico e contribuir construtivamente para a pesquisa e desenvolvimento na área de Computação.

• Permitir que o egresso encare com naturalidade o surgimento de novas tecnologias e métodos, sendo capaz de compreendê-los e utilizá-los em seu exercício profissional;
• Propiciar ao corpo discente o domínio do conhecimento e das ferramentas adequadas para o exercício profissional, seja, no setor industrial, governamental, de comércio, serviços ou educacional;
• Permitir ao aluno compreender a inserção e disseminação da Computação e seus subprodutos na sociedade atual, agindo eticamente e de maneira socialmente responsável na aplicação de conhecimentos e tecnologias;
• Formar profissionais capazes de atender às necessidades ligadas à informatização das empresas, comércio e serviços, aplicando tecnologias economicamente viáveis, prestando atendimento e suporte a usuários de informática e colaborando para a melhoria das condições de vida da população.

 

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Áreas de atuação do cientista da computação

Perfil do egresso