Nome oficial do laboratório: Laboratório de Ensino de Matemática

Capacidade do ambiente (em número de alunos):  35 alunos

Técnico(s) e/ou professor(es) responsável(is): não informado

Equipamentos e softwares

O Laboratório possui materiais didáticos alternativos, como geoplanos, sólidos geométricos, jogos de xadrez, entre outros jogos e materiais manipulativos.

Benefícios educacionais para os estudantes: O Laboratório de Ensino de Matemática do IFMG tem como foco contribuir para a formação do professor de Matemática. O ambiente do laboratório proporciona aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática experimentar a prática pedagógica. Trata-se de um local de estudo, investigação e produção de conhecimentos.

As atividades desenvolvidas no laboratório proporcionam a articulação das disciplinas pedagógicas à formação profissional, construindo significados às teorias estudadas no curso de Licenciatura em Matemática. Trata-se, portanto, de contribuir com o ensino de Matemática promovendo o desenvolvimento profissional dos futuros professores.

Através do Laboratório de Ensino de Matemática é possível desenvolver projetos de assessoria junto às escolas de ensino fundamental e médio, numa perspectiva de trabalho com metodologias alternativas para melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Matemática.

Objetivos:

• Realizar seminários teóricos para subsidiar o desenvolvimento de atividades no LEM;
  • Contribuir com a formação de professores de matemática;
  • Fornecer atividades que desenvolva a criatividade, a interação entre os alunos e professores;
  • Relacionar os conteúdos matemáticos com atividades cotidianas;
  • Desenvolver projetos de assessorias às escolas de ensino fundamental e médio;
  • Investigar a relação entre os conteúdos matemáticos com os materiais didáticos disponibilizados no laboratório;

Atuação:

• Formação inicial e continuada de professores.

Publico alvo:

• Alunos do curso de Licenciatura em Matemática
  • Alunos e professores das escolas públicas de Formiga

Ambiente:

• Motivador e possibilita a interação entre os alunos;
  • Espaço de realização de pesquisa.
  • Um espaço de construção do conhecimento e novas práticas de ensino.

Característica das atividades:

• Promove a construção de conhecimentos.
  • Atividades interativas.
  • Atividades Investigativas.

Metodologia de trabalho:

• Trabalhos em grupos.
  • Grupos de estudos.
  • Práticas de pesquisa.

Papel do professor:

• Mediador e orientador do processo de ensino e aprendizagem.
  • Estimulador da aprendizagem.
  • Pesquisador e facilitador.