Nome oficial do laboratório: Laboratório de Automação

Capacidade do ambiente (em número de alunos): Máximo 20 alunos.

Técnica responsável: Andreza Patrícia Batista – Técnica em Eletrônica

Equipamentos e softwares

O laboratório oferece para uso didático ou para fins de pesquisa Bancada de treinamento em acionamento pneumático, Bancada de treinamento em acionamento hidráulica, Bancada de Treinamento em Automação com controladores programáveis, Bancada didática para instrumentação, Fonte de alimentação DC, Osciloscópio digital 2 canais 60 MHz, Robô manipulador, Planta didática de controle de nível, Gerador de funções digital, e equipamentos de medição. O laboratório conta ainda com computadores com diversos softwares, entre eles: Protheus (DEMO), TIA (Simens), Fluid P, Fluid H, Matlab.

Benefícios educacionais para os estudantes

O laboratório de Automação PLC proporciona ao aluno e/ou professor realizar ensaios e práticas em Pneumática e Hidráulica (com uso de válvulas e pistões), além de simular processos com uso de PLC em linguagem Ladder. Os equipamentos utilizados neste laboratório são de padrões industriais, os quais proporcionam aos usuários se prepararem para realidade do mercado de trabalho. Para qualquer atividade que vier a ser desenvolvida nesse ambiente é fundamental conhecer os procedimentos de segurança que irão permitir uma atuação com um mínimo de risco.