No dia 01 de setembro, com apoio da Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Formiga, o Professor Chrisley Camargos e os alunos Ravel Alvarenga Coelho, Daiana Luíza de Sá, Mariana Costa Lourenço e Leonardo Tavares Campos, realizaram uma oficina com quatro horas de duração no V Encontro de Educação Matemática para os Anos Iniciais (V EEMAI), realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – Campus São Carlos / SP).

A oficina intitulada “Práticas Matemáticas e Musicais: Atividades para alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental” contou com a presença de professores de Cursos de Licenciaturas e professores da Educação Básica. Nessa oficina foram realizadas atividades sob uma perspectiva interdisciplinar, mostrando relações entre conceitos matemáticos envolvendo a música, apresentando sugestões de práticas que podem ser utilizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O tema da oficina abrangeu tópicos da Educação Matemática, como: Práticas Matemáticas, Modelagem e Modelos Matemáticos para o Ensino de Matemática, e da Educação Musical, como: Percepção Auditiva, Ritmos, Escalas etc.

Ao ser perguntada da importância do evento em sua formação, a aluna  Mariana Lourenço destacou: “Acredito que a cada evento aprimoro mais os meus conhecimentos e o interesse em minha futura profissão. Neste não foi diferente, especialmente pela interação com alguns professores em formação continuada durante o evento que me trouxeram experiências enriquecedoras e despertaram novas ideias que com certeza irão contribuir para a minha formação acadêmica."

De acordo com o Prof. Chrisley, as atividades realizadas na oficina fazem parte do Projeto de Extensão: “Estratégias de Ensino envolvendo Matemática e Educação Musical nas Escolas”, que começou a ser aplicado em escolas no município de Formiga / MG em maio de 2018. Pretende-se com o Projeto atender outras duas escolas no município até novembro de 2018, momento que serão aplicadas novas atividades para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.