Três trabalhos da área de Administração foram aprovados para apresentação no XIV Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI); outras duas aprovações são da área de Engenharia Elétrica para o Seminário Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE) 2022. O mestrado do IFMG também teve um trabalho aprovado para o CASI e outro para o 22º USP International Conference in Accounting.

O CASI é um evento interinstitucional que chega em 2022 à sua 14ª edição. O evento nasceu em 2007, como uma ação interna do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense – Volta Redonda-RJ, tendo sessões científicas abertas a partir do ano de 2009. Em 2011, o evento marcou sua trajetória por meio da expansão em nível nacional. Desde então, o congresso vem crescendo em tamanho e qualidade. Em 2022, assim como ocorrido em 2021, o evento acontecerá na modalidade remota.

O SBSE é o maior evento científico nacional da área de Engenharia Elétrica e acontecerá de 10 a 13 de julho de 2022 em Santa Maria/RS. Dentre as contribuições do evento pode-se destacar: a divulgação da produção técnica-científica nacional na área de sistemas de energia elétrica; qualificação e atualização profissional por meio da realização de minicursos, sessões plenárias e técnicas; promoção e estímulo à integração entre universidades, centros de pesquisa e empresas; discussão de problemas atuais e perspectivas futuras do setor elétrico nacional.

O professor Renan Moura destaca que, normalmente, neste evento, são apresentados resultados oriundos de cursos de mestrado/doutorado e, assim como ocorreu no ano de 2020, trabalhos desenvolvidos em editais de pesquisa internos do IFMG - Campus Formiga, no nível da graduação, foram selecionados, algo que é muito difícil, e deve ser valorizado. O professor completa que os resultados que serão apresentados no evento foram desenvolvidos em projetos de pesquisa pertencentes ao Edital de Pesquisa 03/2021 do Campus Formiga.

O USP International Conference in Accounting é um evento consolidado no país e se firma como o principal espaço para o debate nas áreas de Controladoria e Contabilidade concebido pela FEA-USP. Este evento tem como por objetivo principal promover o intercâmbio de estudos e experiências, bem como a divulgação de ideias sobre a teoria e a prática da Controladoria e da Contabilidade, aproximando profissionais desse segmento e pesquisadores acadêmicos nacionais e internacionais em atividades de apresentações de trabalhos, workshops e palestras.

Os artigos da Administração são:

  1. "Estresse Ocupacional: Estudo com Gestoras de uma Instituição Pública Federal de Ensino de um município no oeste de Minas Gerais", de autoria da aluna Franciele Aparecida Gomes e dos professores Sarah Lopes Silva, Arlete Aparecida de Abreu e Robson de Castro Ferreira. Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar os níveis de estresse em mulheres gestoras de uma Instituição Pública Federal de Ensino, bem como os fatores estressores. 
  2. "Gestão da diversidade: um estudo de gênero,  cor e raça aplicado a uma empresa do Oeste de Minas Gerais" - de autoria da aluna Aline Fernandes e das professoras Arlete Aparecida de Abreu e Sarah Lopes Silva. Tal trabalho teve por objetivo entender qual é a percepção de gestores e colaboradores de uma empresa do setor de  construção civil sobre os conceitos relacionados a políticas de diversidade e identificar a existência de práticas de gestão da diversidade dentro da organização.
  3. "Educação Financeira e Finanças Pessoais: constatações a partir do perfil de consumidores de uma cidade mineira", de autoria da aluna  Cristiane Patrícia Lima e dos professores Alisson de Castro Ferreira, Robson de Castro Ferreira, Sarah Lopes Silva e Arlete Aparecida de Abreu. O objetivo do trabalho foi determinar o nível de conhecimento da população de um município mineiro sobre a educação financeira, traçando seu perfil de finanças pessoais e os efeitos da pandemia de covid nestas.  

Os artigos da área de Engenharia Elétrica são:

  1. "Metodologia para Gerenciamento de Risco Econômico em Sistemas de Potência que Integram Geração Renovável". Autores: Cristian A. Alvez, Renan Souza Moura, Gabriel Neves Leal, Gustavo Amaral Avila, Vanessa Gorete da Silva.
  2. "Determinação da Capacidade de Hospedagem de Geração Distribuída Renovável em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica". Autores: Cristian A. Alvez, Renan Souza Moura, Éverton G. dos Santos e Jonattan E. Sarmiento.

Os artigos aprovados do curso do mestrado em Administração são:

  1. "Estudo da gestão de riscos de contratos de terceirização em um campus do Instituto Federal de Minas Gerais". Autores: Rinaldo Alves de Oliveira, Juliano Mendonça Terra, Lucas Maia dos Santos.
  2. "A influência da inteligência artificial na contabilidade e na tributação das organizações: uma revisão de literatura". Autores: Denis Ribeiro da Silva, Daniel Fonseca Costa e Alexandre Pimenta.

Os professores coautores dos artigos parabenizam a todos os alunos que tiveram os trabalhos aprovados e reforçam o quanto a participação em eventos como estes engradecem o currículo acadêmico dos graduandos, além de incentivarem o desenvolvimento da pesquisa científica básica.  

Renan Moura também ressalta a gratidão ao Setor de Extensão, Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (SEIPPG) do IFMG Campus Formiga pelo apoio ao trabalho de pesquisa que vem sendo realizado na instituição.