O Mestrado Profissional em Administração do IFMG - Campus Formiga recebe novas inscrições no período de 03 a 14 de janeiro. O curso é totalmente gratuito e tem ênfase em Finanças. São disponibilizadas 10 vagas para o primeiro semestre letivo de 2022, que é a segunda turma do Mestrado Profissional.

O curso ofertado no Campus Formiga é profissional e o coordenador, professor Daniel Fonseca, explica que a diferença entre este e o mestrado acadêmico está principalmente no foco. “O Mestrado Acadêmico visa a realização de pesquisas - básicas ou aplicadas - com foco no produto acadêmico, como a produção de um artigo ou de uma obra bibliográfica, por exemplo. Já no Mestrado Profissional, o foco é voltado para a elaboração de um produto técnico ou tecnológico (como softwares e processos empresariais), a partir de pesquisas de problemas reais que visam ser solucionados”.

O Curso de Mestrado Profissional em Administração (MPA) está inserido na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e visa formar profissionais de alto nível, com conhecimentos, competências e habilidades para atuar na área de Finanças.

São duas possibilidades de linhas de pesquisa: uma com foco no comportamento do indivíduo e outra com foco na organização e no mercado, ambas com ênfase total na área de finanças visando a capacitação para atuação no setor financeiro. A primeira linha tem como objetivo gerar pesquisas aplicadas e soluções inovadoras em relação aos aspectos cognitivos e comportamentais no processo de tomada de decisão dos indivíduos. Na segunda linha, o objetivo é gerar pesquisas aplicadas e soluções inovadoras para criação de valores em diferentes tipos de organizações.

Para se inscrever basta ter graduação em qualquer área do conhecimento e ter interesse na área de finanças. O valor da taxa de apoio ao mestrado (taxa de inscrição) é de R$ 150,00. O edital aberto neste semestre prevê a entrada para o programa de 2022 e o processo consiste em três etapas:

  • A primeira, é o Teste ANPAD, uma prova realizada - de forma independente - pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. O resultado do teste é realizado como requisito de seleção. Para se inscrever, o candidato deve ter, no mínimo, 250 pontos na prova de inglês e 250 pontos na nota geral do teste. Serão aceitos testes realizados nos últimos dois anos e que estejam válidos.
  • A segunda fase é a arguição sobre a proposta de pesquisa e entrevista com o candidato. Esta etapa eliminatória é feita com a avaliação de uma banca examinadora, composta por três professores permanentes do programa. O candidato deve atingir pelo menos 60 pontos para avançar para a próxima fase. Esta etapa será feita de forma remota por meio do Google Meet, por isso, o candidato deverá ter um e-mail do Gmail.
  • Por fim, a terceira fase é a avaliação do currículo lattes. São avaliados critérios como experiências profissionais e acadêmicas, publicações de artigos, produção de trabalhos técnicos e acadêmicos, entre outros.

Ao final das três etapas, as notas obtidas em cada fase são somadas e o resultado geral dará a classificação aos candidatos.

Ainda de acordo com Daniel Fonseca, “o Mestrado Profissional em Administração do IFMG Campus Formiga é uma ótima oportunidade, visto que a área de finanças carece de profissionais bem preparados e formados”.

Para mais informações, acessar o link de inscrição e o edital completoacesse o site do IFMG Campus Formiga. Dúvidas também podem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..