Segunda-feira dia (13/09/2021), é o início do 2º semestre letivo de 2021 e retorno das aulas após as férias. Considerando o contexto da Pandemia que estamos enfrentando e que ainda não contamos com a cobertura vacinal completa de toda a comunidade acadêmica, iniciaremos o 2º semestre letivo de 2021 com o Ensino Remoto Emergencial.

De acordo com o planejamento para finalização do ano letivo de 2021, trabalhamos com o cenário mais provável de que todas as aulas serão mantidas no formato remoto até o final do ano letivo.

Para os alunos dos Cursos Técnicos não houve alteração dos horários de aulas e o planejamento e acesso às salas virtuais deve seguir o que já foi realizado desde o início do ano letivo.

Para os alunos dos Cursos de Graduação, o planejamento de como se dará o Ensino Remoto, para cada disciplina, será feito pelos professores responsáveis pelas disciplinas. As atividades serão desenvolvidas por meio do Google Classroom (google sala de aula).  Para cada disciplina será criada uma turma de acesso onde o aluno deverá acompanhar os conteúdos e as atividades.

Você deve acessar o Google Sala de Aula pelo endereço classroom.google.com ou baixar o aplicativo no celular.  Deve ser utilizado para acesso o e-mail do GMAIL registrado em nosso sistema e no caso de alunos ingressantes, o mesmo informado no ato da matrícula.

Você deve estar atento aos:

  • convites e/ou códigos para acesso às salas de aulas virtuais que serão enviados ao e-mail registrado, em modo geral a partir de 13/09, pelos professores para que consigam acompanhar os estudos de cada disciplina (importante conferir se há algum e-mail de convite no SPAM);
  • aos horários de aulas separados por curso e período.

 

A 1ª semana de aulas para a Graduação será de ambientação e de acesso aos ambientes virtuais. Ao acessar as salas de aulas, você conseguirá verificar o cronograma de como acontecerão às atividades e a metodologia a ser utilizada por cada professor.

Caso não receba o convite ao ambiente virtual ou informação enviada pelo professor (a), até o dia 15 de setembro, de alguma disciplina, após essa data, você deve entrar em contato com o professor responsável. A lista de e-mail dos professores pode ser acessada por meio do link: https://www.formiga.ifmg.edu.br/corpo-docente

 

Normas importantes para consulta:

Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação do IFMG

Regulamento de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMG

Resolução nº 10 de 06 de julho de 2020 - Dispõe sobre alterações nos Regulamentos de Ensino em função do período de excepcionalidade da pandemia de COVID-19

IN nº 05 de 18 de junho de 2020 - Instrução Normativa que contém diretrizes para a oferta de Ensino Remoto Emergencial no âmbito do IFMG

 

Desejamos a todos, bons estudos!