O Setor de Controle e Registro Acadêmico informa que estará aberta, entre os dias 27/08/2021 a 01/09/2021, a etapa de sugestão de matrícula para o 2º semestre de 2021, para os cursos de Graduação. Esta etapa será realizada por meio do Meu IFMG menu Renovação de Matrícula. Leia o Tutorial completo para realização da sugestão de matrícula.

Atenção: Devem ser usados os Navegadores Mozilla Firefox ou Internet Explorer para realizar o procedimento. O Google Chrome não funciona corretamente.

Todos os alunos deverão realizar essa etapa, que consiste na inclusão das disciplinas que pretendem cursar, regulares e optativas, podendo incluir ainda disciplinas equivalentes às que foram reprovados, ou até antecipar disciplinas, obedecendo as regras do Projeto Pedagógico do Curso.

Pedimos atenção na seleção das disciplinas e que a mesma esteja de acordo, sempre que possível,  com a ordem recomendada da Matriz Curricular da sua turma e com o seu período regular.  Busquem priorizar a sugestão nas disciplinas regulares do seu período e turmas especiais de dependências parao atrasar a conclusão do Curso.

Os alunos que tem certeza que vão realizar o trancamento de matrícula NÃO precisam realizar essa etapa.

Após a sugestão de matrícula será feita a verificação pelo sistema em relação ao mínimo e máximo de alunos por turma, as regras do Projeto Pedagógico, como mínimo e máximo de carga horária a ser cursada por período letivo e as regras de prioridades elencadas no Regulamento de Ensino. Disciplinas que tenham duas turmas, o aluno deverá selecionar o horário que pretende cursar e acompanhar o resultado para verificar se a matrícula foi deferida. Essas turmas têm mínimo e máximo de alunos.

O resultado da sugestão estará disponível no dia 08/09/2021, a partir das 17:00 horas, no portal do aluno, onde as matrículas deferidas deverão ser visualizadas no menu quadro de avisos. O aluno poderá ainda visualizar as deferidas no quadro de horários (fora do menu renovação de matrícula).

Caso a matrícula na disciplina requerida na sugestão de matrícula seja indeferida, haverá a terceira etapa que será a de Ajuste de Matrícula, facultativa, de 08/09/2021 a 09/09/2021, onde os alunos terão a oportunidade de incluir uma disciplina no lugar da que foi indeferida, sendo que as mesmas verificações do sistema serão realizadas para o deferimento da matrícula. Só estarão disponíveis as disciplinas que ainda possuem vagas.

O resultado final, após o Ajuste de Matrícula, estará disponível no dia 10/09/2021, a partir das 17:00 horas, por meio do menu quadro de horários ou quadro de avisos. NÃO SERÁ PERMITIDA INCLUSÃO DE DISCIPLINAS APÓS O FIM DO PERÍODO DE AJUSTE DE MATRÍCULA.

 

CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2021.

 

AÇÃO

DATA

RESPONSÁVEL

Etapa 1 - Solicitação de Renovação de Matrícula (Obrigatória Graduação)

​26 de julho a 21 de agosto de 2021

ALUNO GRADUAÇÃO

Etapa 2 - Sugestão de Matrícula (Obrigatória Graduação)

​27 de agosto a 01 de setembro de 2021

ALUNO GRADUAÇÃO

Resultado Sugestão de Matrícula

​08 de setembro de 2021 (a partir de 17:00 horas)

REGISTRO ACADÊMICO

Etapa 3 – Ajuste de Matrícula (Graduação)

​08 de setembro (a partir de 17:00 horas) e 09 de setembro de 2021

ALUNO GRADUAÇÃO

Resultado Final Ajuste de Matrícula (Graduação)

​10 de setembro de 2021 (a partir de 17:00 horas)

REGISTRO ACADÊMICO

 

DICAS:

Não deixem de participar para não perderem a prioridade da sua matrícula.

Qualquer problema o aluno deverá comunicar ao Setor de Controle e Registro Acadêmico, dentro do período estipulado, por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Confira  a matriz de seu curso disponível em (https://www.formiga.ifmg.edu.br/graduacao). Nela você encontrará a lista de disciplinas equivalentes e optativas. Analise na Matriz da sua turma (ano de ingresso no curso), qual disciplina está sendo oferecida em turmas regulares que é equivalente a disciplina de origem que deveriam cursar. Como mostra a figura abaixo as disciplinas em destaque.

 

O horário de aulas de cada Curso e Turma pode ser verificado em: HORÁRIOS DE AULAS 2021.2