Foi divulgado no dia 27 de agosto o resultado de Chamada Pública 035/2020 do Ministério da Educação que tinha como objetivo apoiar a criação de Laboratórios IFMaker nas unidades acadêmicas da Rede Federal, visando disseminar os princípios que norteiam o ensino Maker. O IFMG Campus Formiga foi um dos contemplados com recursos do MEC para implantação de um Lab IFMaker.

Desenvolvido por equipe multidisciplinar formada por docentes de vários cursos (Administração, Ciência da Computação, Engenharia e Matemática) o projeto apresentado pelo Campus Formiga ficou em primeiro lugar em processo de seleção interna do IFMG em que concorreram projetos de 11 outros campi da instituição. Essa classificação levou o projeto do Campus Formiga a ser tratado como prioridade da instituição na distribuição dos recursos previstos na Chamada Pública do MEC.

Com um espaço propício para que as inovações ocorram, o Lab IFMaker permitirá o compartilhamento de informações e conhecimento. Estimulados pela introdução de ferramentas tecnológicas como, impressoras 3D, cortadoras a laser, placas Arduíno e kits de robótica, alunos, servidores e “inventores” de toda a comunidade terão a oportunidade de compartilhar projetos com as diversas áreas do conhecimento dentro do IFMG - Campus Formiga.

O Lab IFMaker fará parte de um ambiente de inovação, denominado Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (LICEU) que se encontra em fase final de implantação e terá cerca de 200 m² de área. O LICEU – que está sendo instalado no recém-entregue 3º andar do Bloco B do Campus Formiga – contará, além do Lab IFMaker, com um ambiente de ideação e capacitação (miniauditório customizável) e um coworking (espaço de trabalho compartilhado que servirá para abrigar projetos inovadores em estágio mais avançado, ou seja, para pré-incubação de novas empresas).

Tanto o Lab IFMaker quanto os demais ambientes que comporão o LICEU servirão para dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento, por meio do learning-by-doing (aprender fazendo) que incentiva o aluno a ser protagonista na construção do saber. Esse ambiente de inovação, inédito em instituições de ensino da região, permitirá o envolvimento da comunidade acadêmica com as necessidades da sociedade em geral, uma vez que estará aberto a desenvolver projetos não só de alunos, professores e técnicos do IFMG Campus Formiga, mas aqueles de qualquer pessoa com espírito inovador, criativo e empreendedor.

 

 

Segundo o Secretário de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do IFMG Campus Formiga, Prof. Ulysses Rondina Duarte, "a aprovação em um edital de abrangência nacional é fruto da consolidação das ações de empreendedorismo inovador que vem sendo realizadas no IFMG Campus Formiga desde 2014: compreendendo desde a concepção do Polo de Inovação IFMG, a organização de diversos eventos com foco em empreendedorismo, e, mais recentemente, na parceria estabelecida com a UFPE (Projetão) e pela aprovação e abertura do Mestrado Profissional em Administração”.

O Prof. Ulysses ainda ressaltou: "Além da extrema importância da captação de recursos externos ao IFMG, esse resultado fomenta e estimula ainda mais a sinergia entre as várias atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e de empreendedorismo que já ocorrem no Campus, bem como posiciona estrategicamente o IFMG Campus Formiga como referência regional em ações de natureza empreendedora inovadora."

Inicialmente, o Diretor-Geral parabenizou e agradeceu a todos os membros da comissão: “A comissão liderada pelo Prof. Miguel Peres Júnior (Área de Gestão) e composta pelos docentes Patrick de Oliveira (Área de Engenharia) Breno Araújo (Área de Gestão), Mário Luiz Oliveira (Área de Computação) Isabel Oliveira (Professora Visitante/Polo de Inovação), Luzia Aparecida da Costa (Área de Matemática), Denise Rezende (Área de Computação) e Clesio Lemos Júnior (Professor Visitante/Área de Formação Geral) elaborou dois projetos que captaram recursos de fundamental importância para a estruturação do LICEU, um destes projetos sendo este referente ao Edital SETEC/MEC para criação do Lab IFMaker. Agradecemos a todos os docentes pelo excelente trabalho. Agradecemos ainda a parceria fundamental do Polo de Inovação e o apoio das equipes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMG.”

Ainda de acordo com o Diretor-Geral do IFMG Campus Formiga, Prof. Washington Silva, “a estruturação do LICEU, do qual o LAB IFMaker é uma parte,  demonstra o comprometimento do Campus Formiga e do IFMG em contribuir para o desenvolvimento local e regional por meio da inovação tecnológica e do empreendedorismo inovador, capacitando os estudantes em competências críticas necessárias para a economia do conhecimento do séc. XXI, o Prof. Washington disse ainda que “tem convicção de que com a estruturação do LICEU as iniciativas, algumas já em andamento, derivadas dos projetos de estudantes e professores, terão as condições para darem origem às primeiras startups do campus

A previsão é que a instalação do LICEU seja concluída ainda este ano e que no 1º semestre letivo de 2021, caso as questões sanitárias e epidemiológicas permitam, ele esteja à disposição de toda a comunidade.